«Algarve Mediterrânico» premiado com “Óscar” mundial para livros de gastronomia

«Algarve Mediterrânico: Tradição, Produtos e Cozinhas», de Maria Manuel Valagão, Bertílio Gomes e Vasco Célio, acaba de ganhar o 3º […]

Algarve Mediterrânico«Algarve Mediterrânico: Tradição, Produtos e Cozinhas», de Maria Manuel Valagão, Bertílio Gomes e Vasco Célio, acaba de ganhar o 3º prémio para o melhor livro de cozinha do Mundo, nos Gourmand Awards, atribuídos durante a World Cookbook Fair, em Frankfurt, na Alemanha.

O primeiro lugar deste que é o mais prestigiado prémio mundial para livros de cozinha e é mesmo comparado aos «Óscares» do setor, foi atribuído a uma publicação da Holanda, de título «With our own Hands», enquanto o 2º coube a uma obra de Itália, «Italian Gourmet». Ou seja, o livro sobre o Algarve, que alcançou o 3º lugar, está em muito boa companhia.

Os Gourmant World Cookbook Awards foram fundados em 1995 por Edouard Cointreau. Todos os anos, eles galardoam os melhores vinhos de gastronomia e vinhos, impressos ou digitais, bem como os programas de culinária da televisão.

Livros de 250 países participam nestes prestigiados prémios, a única competição internacional do setor, aberta às obras publicadas em todas as línguas. Este ano participaram 209 países, tendo 103 livros sido selecionados para a shortlist final, em diversas categorias.

Com a enorme rede criada à volta dos Gourmand Awards, Edouard Cointreau decidiu lançar a Cookbook Fair, em 2010, cujas primeiras quatro edições teve lugar em Paris. Em 2014, o certame teve lugar em Pequim, enquanto desde o ano passado que a World Cookbook Fair decorre na Feira do Livro de Frankfurt.

O livro, editado pela Tinta da China em Outubro de 2015, é um repositório único do vasto património cultural algarvio ao nível da gastronomia, recolhido por Maria Manuel Valagão. A obra conta ainda com as interpretações de Vasco Célio, na fotografia, e de Bertílio Gomes, na cozinha contemporânea.

Terra do sol, do sal, do vinho, do azeite, do pão e do peixe, o Algarve preserva tradições mediterrânicas quese deve não só valorizar, como também fixar e recriar de forma inovadora.

Ao longo de décadas, Maria Manuel Valagão recolheu memórias e costumes milenares — dando especial atenção aos aspetos antropológicos e sociais dos produtos alimentares,dos processos de conservação e das técnicas de preparação — e estudou as suas relações com a história, a paisagem e a gastronomia desta região.

Miguel Esteves Cardoso, no «Público», já tinha considerado esta obra como «um livro completo, delicioso e sábio».

Este é já o segundo prémio que «Algarve Mediterrânico: Tradição, Produtos e Cozinhas» recebe, uma vez que já tinha sido galardoado com o prémio de literatura gastronómica atribuído pela Académie Internationale de Gastronomie.

Comentários

pub