Alcoutim acolhe concerto de divulgação do Troféu Mundial de Acordeão

A Orquestra de Acordeões da Academia de Música de Lagos vai estar no Espaço Guadiana, em Alcoutim, no dia 18 […]

AcordeãoA Orquestra de Acordeões da Academia de Música de Lagos vai estar no Espaço Guadiana, em Alcoutim, no dia 18 de Junho, para dar um concerto de divulgação do 66º Troféu Mundial de Acordeão, que decorrerá no Algarve entre 26 de Setembro e 1 de Outubro. A direção artística estará a cargo do conceituado acordeonista Gonçalo Pescada.

Ao músico algarvio, juntar-se-ão outros virtuosos deste instrumento musical, entre os quais José Dias (Vice-Campeão Mundial 2012), Francisco Monteiro (Finalista Portugal Got Talent 2015), Luís Mira (1º Prémio Concurso João César), Sergio Gladkyy (2º Prémio Troféu Mundial 2015) e Maxim Nedobeshkin (5º Prémio Troféu Mundial 2015).

O Troféu Mundial de Acordeão da Confederação Mundial do Acordeão teve a sua 1ª edição em 1950. Desde então, passou por diversos países do mundo, nomeadamente Suiça (2015), Lituânia (2014), Russia (2013), EUA (2012), Itália (2011), Espanha (2010), para mencionar apenas as mais recentes. Em 2016, o evento terá lugar no Algarve e será organizado pela Academia de Música de Lagos.

Para diretor artístico, a estrutura cultural lacobrigense escolheu um acordeonista de renome, natural do Algarve. Gonçalo Pescada iniciou os estudos musicais aos 8 anos no Algarve, tendo posteriormente continuado a sua formação em Lisboa (Instituto Musical Vitorino Matono), Castelo Branco (Escola Superior de Artes Aplicadas) e França (Centre National et International de Musique et Accordéon), sendo o primeiro algarvio doutorado em Acordeão.

Entre outros, obteve os primeiros prémios em importantes concursos (Alcobaça, Montese / Itália e Estoril). Gonçalo Pescada viu a sua carreira tomar um rumo internacional, realizando recitais em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Bulgária e Rússia. Tem gravado a solo, em música de câmara e com orquestra, para rádios e televisões, destacando-se a RDP Antena 2, a RTP e a Rádio e Televisão Nacional Búlgara.

Comentários

pub