Acesso à Praia de Faro vai fazer-se «sem constrangimentos» a partir de hoje

O acesso à Praia de Faro vai fazer-se «sem constrangimentos» já a partir de hoje, garantiu esta tarde a Sociedade Polis […]

Obras de Acesso Praia Faro concluídas_1O acesso à Praia de Faro vai fazer-se «sem constrangimentos» já a partir de hoje, garantiu esta tarde a Sociedade Polis Ria Formosa. A pavimentação do troço entre a curva do Aeroporto e a ponte de acesso à praia já foi concluída e, embora esta tarde, cerca das 16h45, o trânsito ainda se fizesse de forma alternada, a dona da obra garantiu que os impedimentos ao trânsito foram levantados «hoje, sexta-feira, dia 24 de Junho».

O Sul Informação esteve no local e verificou que, de facto, nada parece impedir que a circulação se faça em ambos os sentidos, exceto a movimentação de máquinas em parte da faixa de rodagem, já depois da curva, para quem segue no sentido Praia de Faro-Aeroporto, logo a seguir ao local onde está instalado o estaleiro da obra. No acesso em si, onde o trânsito esteve condicionado enquanto duraram obras de repavimentação e instalação de passagens hidráulicas, já não há maquinaria a operar, embora se vissem veículos estacionados, que estarão a dar apoio à obra de construção do passadiço.

Obras de Acesso Praia Faro concluídas_5Mas não se pense que as obras ficam por aqui. A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa anunciou esta tarde, em nota de imprensa enviada às redações, que «até início de Julho», irão decorrer «os trabalhos de pintura da sinalização horizontal e instalação da sinalização vertical, bem como de conclusão do passadiço destinado à circulação de peões e velocípedes».

No entanto, garante a Polis, esses trabalhos não interferem «com a normal circulação do tráfego automóvel na via, salvo situações pontuais».

A Polis Litoral Ria Formosa aproveita para frisar que, «enquanto dona de obra, foi, desde o primeiro momento, a primeira interessada na célere conclusão destas obras».

«Apesar das variadas e significativas interferências», a Polis afirma que «não poderia nunca deixar de acautelar as condições de segurança, numa intervenção que se revestiu de extrema complexidade e delicadeza, numa infraestrutura que, desde há anos, exigia intervenções de manutenção e requalificação».

A Polis sublinha mesmo que conseguiu «uma antecipação do prazo contratual em cerca de dois meses», tendo contado, para isso, «com o compromisso da firma Manuel António & Jorge Almeida Construções, S.A. (MAJA), adjudicatária da obra, cujo empenho foi total».

Com a conclusão do passadiço de acesso, que permitirá a ligação ao parque de estacionamento exterior à Praia de Faro – parque que está também em fase de acabamentos durante o mês de Julho – a Polis Ria Formosa diz que ficam assim garantidas «condições para uma reformulação profunda da acessibilidade à Praia de Faro».

Obras de Acesso Praia Faro concluídas_2Estas condições, acrescenta, potenciam «alternativas, nomeadamente a utilização de meios suaves de mobilidade, até à ponte de acesso, cuja substituição, projetada no âmbito da intervenção Polis Litoral, aguarda a obtenção de recursos financeiros para o efeito».

Quanto às passagens hidráulicas agora instaladas, possibilitarão o «melhoramento da circulação de águas [da Ria Formosa], recuperando os esteiros interrompidos pela implantação do aterro de acesso à Praia, aquando da construção da atual ponte, cujas consequências eram cada vez mais evidentes, com a progressiva alteração de uma parte considerável do sapal situado a nordeste do aterro».

Por tudo isto, a Polis diz que é «com intensa satisfação e agrado» que «dá corpo às elevadas expectativas geradas em torno das presentes intervenções, materializando finalmente um anseio de longa data da população».

Comentários

pub