Sail Portugal termina etapa 2 da Extreme Sailing Series no 5º lugar

A equipa portuguesa Sail Portugal, que integra o velejador algarvio Luís Brito, terminou ontem, segunda-feira, a etapa de Qingdao (China) […]

sail portugal_3A equipa portuguesa Sail Portugal, que integra o velejador algarvio Luís Brito, terminou ontem, segunda-feira, a etapa de Qingdao (China) da Extreme Sailing Series na 5ª posição final.

A equipa lusa, capitaneada por Diogo Cayolla, que chegou a concluir em 2º lugar o primeiro dia de regatas desta Etapa 2, conseguiu, ainda assim, demonstrar uma boa evolução na prova.

No último dia, o nevoeiro cerrado que invadiu a baía de Fushon levou o diretor da prova Phil Lawrence a cancelar a última regata, por considerar que não havia condições de segurança.

Em declarações ao site Swell Algarve, o velejador algarvio Luís Brito considerou que o 5º lugar na etapa foi «um bom resultado».

«Apesar da falta de experiência neste barco, do facto de termos um elemento novo a bordo [João Matos Rosa] e de alguns problemas de comunicação interna, normais nesta fase, terminámos em 5º lugar», acrescentou o desportista de Portimão.

sail portugal_4Neste momento, e após duas etapas, a Sail Portugal ocupa a 6ª posição, entre as oito equipas que disputam as Extreme Sailing Series, composta por velozes catamarãs GC32.

A etapa chinesa acabou por ser ganha pelos suíços da Alinghi, de Arnaud Psarofaghis, que assim levaram a melhor sobre os vencedores da Etapa 1, a equipa da Oman Air, de Morgan Larson. A Alinghi tirou partido dos azares da equipa de Omã, que teve uma partida irregular, o que lhe acarretou uma penalização, e sofreu uma avaria.

Na terceira posição, nesta etapa 2, ficaram os australianos da Red Bull Sailing Team, de Roman Hagara.

Mesmo assim, a equipa de Omã mantém o comando da classificação geral, com mais dois pontos que os suíços.

A etapa 3 das Extreme Sailing Series será disputada de novo em águas europeias, em Cardiff (País de Gales, Reino Unido), entre 23 e 26 de Junho.

Para esta 3ª tirada, o objetivo da equipa portuguesa é «melhorar alguns aspetos», mas, sobretudo, «melhorar o resultado final», concluiu Luís Brito.

 

sail portugal_2Classificação final da Etapa 2 – Qingdao (China):
1º – Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey – 187 pontos
2º – Oman Air (OMA) Morgan Larson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Ed Smyth, Nasser Al Mashari – 181 pontos
3º – Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Stewart Dodson, Adam Piggott, Brad Farrand 166 pontos
4º – Land Rover BAR Academy (GBR) Bleddyn Môn, Leigh McMillan, Michael Barnes, Adam Kay, Neil Hunter 162 pontos
5º – Sail Portugal (POR) Diogo Cayolla, Bernardo Freitas, Javier de la Plaza, Luís Brito, João Matos Rosa – 156 pontos
6º – SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Mads Emil Stephensen, Pierluigi De Felice, Renato Conde – 156 pontos
7º – One (CHN) Taylor Canfield, Chris Steele, Shane Diviney, Hayden Goodrick, Luke Payne, Liu Xue – 146 pontos
8º – Team Turx (TUR) Stevie Morrison, Tom Dawson, Tom Buggy, Martin Evans, Brad Funk – 138 pontos

 

sail portugal_1Classificação Geral da Extreme Sailing Series (após 2 etapas):
1º – Oman Air (OMA) 23 pontos
2º – Alinghi (SUI) 21 pontos
3º – Red Bull Sailing Team (AUT) 21 pontos
4º – Land Rover BAR Academy (GBR) 19 pontos
5º – SAP Extreme Sailing Team (DEN) 15 pontos
6º – Sail Portugal (POR) 13 pontos
7º – One (CHN) 13 pontos
8º – Team Turx (TUR) 11 pontos

Comentários

pub