Rota do Petisco arranca hoje em Lagos e Aljezur

A partir de hoje, dia 1 de Maio, e até 29, em Lagos, Barão de S. João e no concelho […]

Rota do Petisco_lançamento em Lagos_01A partir de hoje, dia 1 de Maio, e até 29, em Lagos, Barão de S. João e no concelho de Aljezur há 58 restaurantes e pastelarias à espera da invasão de adeptos de um novo desporto lançado há uns anos no Algarve: percorrer a Rota do Petisco!

E a verdade é que praticar este desporto não é para qualquer um. Vejamos: só no concelho de Lagos há 40 locais a visitar e onde petiscar, enquanto os restantes 18 ficam no vizinho município de Aljezur.

Tendo em conta que há apenas 29 dias para os percorrer a todos e que isso dá uma média de 2 por dia, mas hão-de ser poucos os comensais que conseguem cumprir essa média, vejam só a trabalheira…o que vale é que o passaporte da Rota do Petisco, que pode ser obtido em qualquer um dos estabelecimentos aderentes e custa apenas 1 euro (que reverte para fins sociais), tem um mapa e um roteiro, para que cada um possa organizar, como quiser, a sua voltinha pelos petiscos.

E então é hoje que arranca a primeira etapa da Rota do Petisco de 2016, que abrange os concelhos de Lagos e de Aljezur. Em Junho, a segunda etapa será em Lagoa, Silves e Monchique, terminando em Portimão, no mês de Setembro.

Para apresentar esta estreia absoluta de Lagos e Aljezur na iniciativa, a Teia d’Impulsos, a associação que desde há seis anos promove a Rota, organizou, na sexta-feira à noite uma festinha de lançamento, que teve como palco a Fortaleza Ponta da Bandeira. Apesar do ventinho que soprava, depressa os corações aqueceram com os vinhos da Herdade dos Seromenhos e do Monte do Além e com as cervejas Sagres, bem como com os petiscos oferecidos por alguns dos participantes na Rota e com a boa conversa.

Presentes na festa, estavam Joaquina Matos, presidente da Câmara de Lagos, que felicitou os estabelecimentos do seu concelho pela adesão em força à iniciativa, bem como José Gonçalves, vice-presidente da Câmara de Aljezur, que manifestou a sua satisfação pela chegada da Rota do Petisco àquele município da Costa Vicentina.

Apesar das novidades, o modelo de funcionamento da Rota mantém-se: a ideia é pegar no passaporte e percorrer os vários estabelecimentos aderentes ao evento, que apresentam a sua ementa da Rota. Um Petisco, sempre acompanhado de uma bebida, tem o preço unitário de 3 euros, e um Doce Regional, acompanhado de um licor, custará 2 euros.

Tal como aconteceu o ano passado, o Passaporte da Rota do Petisco, que pode ser comprado em qualquer estabelecimento aderente, volta a ser solidário, revertendo o custo de 1 euro na sua aquisição, exclusivamente, para o apoio a sete projetos sociais promovidos por instituições locais .

A partir daqui basta escolher, deliciar-se e colecionar carimbos por cada petisco consumido, podendo ganhar um brinde de participação ou habilitar-se a muitos prémios a sortear.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Clique aqui para conhecer todos os pontos de paragem desta Rota do Petisco.

Comentários

pub