Olhão volta a homenagear os seus pescadores a 31 de Maio

  Os pescadores olhanenses voltam a ser homenageados pela Câmara Municipal a 31 de Maio, no Dia Nacional do Pescador. As comemorações […]

 

2016-141-dia-pescador-olhaoOs pescadores olhanenses voltam a ser homenageados pela Câmara Municipal a 31 de Maio, no Dia Nacional do Pescador. As comemorações oficiais têm início às 16h00, com a cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

«Num concelho de mar e de mareantes, a autarquia presta, assim, homenagem àqueles que fazem da pesca o seu modo de vida», refere a Câmara de Olhão.

 

Segundo a autarquia olhanense, «serão atribuídas distinções nas áreas do arrasto, cerco, polivalente local e costeira, armação, aquacultura (moluscicultura), mariscador apeado, mulher na pesca e na aquacultura, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, indústria conserveira e o Prémio Mérito na Pesca, a maior distinção do dia».

Às 16h45, no mesmo local, decorre o lançamento oficial do projeto “Cidadania Marítima”, da responsabilidade da Autoridade Marítima.

O dia de homenagem aos pescadores olhanenses prossegue no Museu Municipal de Olhão, «um local com uma carga simbólica muito forte, uma vez que foi naquele edifício que em tempos funcionou o Compromisso Marítimo», explica a Câmara Municipal.

É neste edifício que, às 17h30, será lançada a Revista de Estudos Marítimos do Algarve – Embarco.

Trinta minutos mais tarde, é inaugurad a exposição “Mãos do Mar de Olhão”, uma seleção de fotografias de várias épocas que fazem parte do espólio do Museu Municipal de Olhão e que retratam o dia a dia dos ofícios ligados ao mar.

As comemorações do Dia Nacional do Pescador em Olhão encerram no Museu Municipal, com uma degustação de pescado das lotas nacionais (cavala e carapau), iniciativa da responsabilidade da Docapesca.

Comentários

pub