Odemira e Aljezur unem-se para combater violência doméstica e de género

Odemira e Aljezur vão unir esforços no combate à violência doméstica e de género. Os dois municípios vizinhos assinam esta […]

violencia-domesticaOdemira e Aljezur vão unir esforços no combate à violência doméstica e de género. Os dois municípios vizinhos assinam esta quinta-feira um protocolo de criação de uma estratégia conjunta para combater este flagelo, numa sessão que terá lugar às 18h30, no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, na qual marcará presença a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade Catarina Marcelino.

«A “Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género” visa uma territorialização das respostas na área da violência, desenvolvendo um trabalho em rede que promova as condições mínimas necessárias para ao apoio e proteção das vítimas, assegurando o respetivo suporte financeiro, técnico e logístico», segundo a Câmara de Odemira.

Este município do Baixo Alentejo já conta com uma resposta nesta área desde 2012, ano em que foi fundado o GAVA – Gabinete de Apoio à Vítima e ao Agressor, que é dinamizado pela Associação Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira (Taipa). Com a assinatura deste protocolo, o trabalho desta entidade estender-se-á a Aljezur.

«O GAVA tem desempenhado um papel de intervenção nas situações de violência doméstica através de apoio às vítimas e aos agressores, de sensibilização e informação da comunidade em geral e de alguns públicos estratégicos sobre diversas questões de (des)igualdade de género, em articulação com o Plano Municipal para a Igualdade de Género, com o objetivo de contrariar ideias tradicionais e preconceitos que atribuem a homens e mulheres um determinado papel social», explicou a Câmara de Odemira.

O protocolo vai ser estabelecido entre a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Municípios de Odemira e Aljezur, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Centros Distritais de Segurança Social de Beja e Faro, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direções de Serviços das Regiões Alentejo e Algarve, Unidades Locais de Saúde do Litoral Alentejano e do Baixo Alentejo, Agrupamento de Centro de Saúde do Algarve II – Barlavento, Instituto de Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Comissões de proteção de Crianças e Jovens de Odemira e de Aljezur, Comandos Territoriais da Guarda Nacional Republicana de Beja e de Faro e TAIPA – Associação Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.

 

Comentários

pub