Museu de Loulé faz 21 anos e vai celebrá-los com a comunidade

A comunidade escolar louletana vai ser chamada a viver de perto as comemorações dos 21 anos do Museu Municipal de […]

Turista no Museu de LouléA comunidade escolar louletana vai ser chamada a viver de perto as comemorações dos 21 anos do Museu Municipal de Loulé, que se assinalam hoje, quarta-feira.

A Câmara montou um programa que vai levar os alunos das escolas do concelho a visitar este espaço e aproveitará para apresentar dois meios de divulgação das iniciativas que aqui decorrem.

Às 18h00, o espaço museológico louletano vai lançar a revista Raízes IV e dar a conhecer o seu novo site, ferramentas que se espera que aproximem a comunidade deste museu. Este foi, de resto, um dos objetivos assumidos pela diretora da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Loulé Dália Paulo, em 2015, ano em que o Museu de Loulé fez 20 anos.

Antes, às 15h00, será assinado um protocolo entre o Museu Nacional de Arqueologia e os Agrupamentos de Escolas de Loulé para constituição dos núcleos de arqueologia 2016/17.

«O Museu Municipal é um equipamento cultural, permanente, ao serviço da comunidade e do seu desenvolvimento, que promove a investigação sobre vestígios do passado do homem e do seu meio ambiente, adquirindo, conservando e expondo-os com propósitos educativos, científicos e lúdicos, estimulando a salvaguarda, a valorização e a divulgação do património histórico, cultural e natural», lembrou a Câmara de Loulé.

 

Sobre o Museu Municipal de Loulé:

Conversa sobre Turismo Criativo à volta da “Mesa ajudada”, com alguns pa... (1)O Museu Municipal de Loulé foi inaugurado oficialmente no dia 25 de maio de 1995, com um projeto de arquitetura e museografia da autoria de Mário Varela Gomes, exibindo uma coleção de materiais resultantes de doações, recolhas de superfície e escavações arqueológicas.

Inicialmente com duas salas, em 16 de dezembro de 1999, o Museu passa a ter três salas de exposição. Paralelamente, foram sendo promovidas outras iniciativas, no interior e exterior do Museu, desde conferências, concertos, visualização de filmes, entre outras.

O Museu Municipal de Loulé é a sede de uma estrutura polinucleada de espaços museológicos que se proliferam um pouco por todo o Concelho de Loulé. Instalado no piso térreo da antiga Alcaidaria do Castelo de Loulé, este reúne os achados arqueológicos mais significativos, compostos essencialmente por conjuntos de peças de várias proveniências, recolhidos em áreas urbanas ou costeiras, em resultado de projetos de investigação, de prospeções e de achados ocasionais. Outros espólios em estudo, guardados em depósito, são provenientes da antiga Sociedade Filarmónica Marçal Pacheco, de Pedro de Freitas, do fotógrafo Guerreiro e outros.

Presentemente o Museu exibe nas três salas uma exposição de longa duração dedicada à coleção de arqueologia, com conjuntos de peças provenientes de campanhas que decorreram em diversos locais do Concelho. Estas seguem uma lógica sequencial, cujas épocas são representadas por achados arqueológicos que atestam da presença humana no Concelho, desde a pré e proto-história, seguindo-se os períodos da Romanização e da Islamização, na alta Idade Média. Na última sala do Museu, ainda algumas peças da Idade Média e da Idade Moderna atestam da importância cultural, religiosa e económica do Convento de Nª Sª da Graça no espaço da antiga vila de Loulé.

Comentários

pub