Lagos, Loulé, Lagoa e Albufeira são os municípios do Algarve finalistas do Prémio Municípios do Ano 2016

Lagos, Loulé, Albufeira e Lagoa são os municípios do Algarve finalistas do Prémio Municípios do Ano 2016, promovido pela UM-Cidades […]

prémio município do ano 2016Lagos, Loulé, Albufeira e Lagoa são os municípios do Algarve finalistas do Prémio Municípios do Ano 2016, promovido pela UM-Cidades e que visa reconhecer e premiar as boas práticas com projetos implementados pelos próprios municípios.

Os vencedores por região e o grande vencedor a nível nacional serão conhecidos a 3 de junho, numa cerimónia marcada para o Forte do Beliche, em Sagres, concelho de Vila do Bispo.

«Lagos na Rota do Envelhecimento Ativo», do município de Lagos, «Loulé Criativo», de Loulé, Projeto Chapim, de Albufeira, e ainda «Projeto Green Cork|Educação ambiental em contexto educativo e comunitário», de Lagoa, são os quatro projetos finalistas que estes municípios algarvios candidataram.

O projeto “Lagos na Rota do Envelhecimento Ativo” significa que este município se assume como estando «efetivamente na rota do envelhecimento ativo, enquanto fomentador de práticas potenciadoras de autonomia, saúde, apoio social, atividades recreativas, promovendo ambientes favoráveis aos idosos para a melhoria da sua qualidade de vida».

Os projetos “Saúde em Movimento”, “GAPI – Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa”, “Hortas Sociais Urbanas” e “Conselho Municipal Sénior” são exemplos práticos desta iniciativa sénior em Lagos.

Este projeto surgiu em 2012, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, e foi sendo enriquecido ao longo dos anos, quer através do reforço e abrangência das parcerias estabelecidas, quer por meio da criação do Conselho Municipal Sénior em 2014.

«Loulé Criativo» é o projeto com qual a Câmara Municipal de Loulé concorre ao galardão. Trata-se de uma aposta na valorização da identidade do território do Concelho de Loulé, tendo como força motriz a criatividade e a inovação.

Logo Loulé Criativo«Loulé Criativo» apoia a formação e atividade de artesãos e profissionais do sector criativo, contribuindo para a revitalização das artes tradicionais e para a dinamização de novas abordagens ao património imaterial. Uma das vertentes desta iniciativa é o Turismo Criativo, sendo que Loulé é a primeira cidade portuguesa a aderir à Rede Internacional de Turismo Criativo.

O Projeto Chapim, candidatado pela Câmara de Albufeira, foi implementado no final de 2013, com o objetivo de controlar a proliferação da lagarta do pinheiro (processionária).

A terceira edição dos Prémios Município do Ano, criado e levado a cabo pela Universidade do Minho através da sua unidade UM-Cidades, conseguiu este ano atingir um número recorde de candidaturas, que atingem 93 propostas vindas de todo o país.

São objetivos dos “Prémios Município do Ano Portugal 2016” reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade; colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação dos municípios; dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades de maior dimensão, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

Em 2015, o município de Vila do Bispo foi o grande vencedor a nível nacional, com o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres.

 

Clique aqui para conhecer todos os projetos nomeados.

 

 

Comentários

pub