Lagos dedica uma semana inteirinha ao Mar

O seminário «A gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos», a 20 de Maio, sexta-feira, Dia Europeu do […]

Semana do Mar de LagosO seminário «A gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos», a 20 de Maio, sexta-feira, Dia Europeu do Mar, marca o arranque da Semana do Mar, em Lagos, num programa que se prolonga até 28, ocasião em que o concelho celebra o Dia do Pescador. O programa contempla, além do seminário, várias atividades, desde visitas a empresas do setor, um showcooking nos Mercados Municipais da Avenida e de Santo Amaro e uma conferência.

O seminário, que terá lugar no Auditório dos Paços do Concelho séc. XXI, começa com uma mesa redonda sobre «Gestão das zonas costeiras: problemas e soluções», com a participação do vice-presidente da Câmara de Lagos Hugo Pereira, de Isabel Guerra, da Docapesca, do comandante Pedro Carvalho Pinto, da Capitania do Porto de Lagos, e ainda Sebastião Teixeira, responsável regional pelo Agência Portuguesa do Ambiente. A mesa redonda é moderada por Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação.

Haverá ainda apresentações de Rodrigo Ferreira Brum, gestor do PO Mar 2020, David Santos, presidente da CCDRA, Moura Bastos, diretor da Associação de Desenvolvimento do Barlavento, e Luís Pestana Araújo, presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

No seminário, serão debatidos os temas centrais da gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos, procurando dar a conhecer a importância da economia do mar no concelho e na região: a sua estrutura, as fileiras que a compõem, as suas potencialidades e os seus problemas e eventuais constrangimentos, para que se possam apresentar conclusões e propostas de ações futuras que permitam e favoreçam o crescimento deste importante setor.

No sábado, 21 de Maio, entre as 10h00 e as 12h00, haverá o showcooking «Mostra de Sabores do Mar», nos Mercados Municipais da Avenida e de Santo Amaro.

Na segunda-feira, 23 de Maio, dia dedicado aos Portos, Transportes Marítimos e Indústrias Navais, haverá visitas à Marina de Lagos e ao Centro Náutico da empresa Sopromar. Também estão previstas visitas de barco às grutas. O número de lugares é limitado e para participar é necessária inscrição prévia. (ver programa completo abaixo).

Na terça-feira, o dia será dedicado à Pesca, Comercialização e Conservas. Para isso, haverá visitas à Lota de Lagos e ao Barco de Pesca Artesanal “Imperatriz”, destinadas aos alunos das escolas e ao público em geral.

A 25 de Maio, Lagos celebra o dia do Conhecimento, Desenvolvimento Tecnológico e Energias Marinhas, com visitas ao Centro Ciência Viva de Lagos, entre as 10 e as 17h00.

Para as 11h00, está marcada a conferência sobre «As potencialidades do Mar do Algarve», nomeadamente a biodiversidade marinha e a produção de energia das marés, que terá como palco também o CCV de Lagos.

Sopromar - parqueamento de embarcações

Na quinta-feira, 26 de Maio, feriado nacional, o dia será dedicado aos Desportos Náuticos. No Cais da Solaria, entre as 10 e as 13h00, há atividades a desenvolver pelo Clube de Vela (vela, paddle, canoagem), com inscrição prévia. Ao meio dia, no Clube de Vela de Lagos, há uma ação com Francisco Lufinha, recordista mundial de Kitesurf, sobre «Os desportos náuticos como fator de desenvolvimento e empreendedorismo».

A 27 de Maio, sexta-feira, a Aquicultura será o tema. Por isso, às 14h30 haverá uma visita à exploração de ostras do Vale da Lama, da empresa “OstraSelect”, enquanto entre as 15 e as 17h00, na Sopromar, vai decorrer uma formação sobre questões de segurança e salvamento, destinada à comunidade piscatória.

Finalmente, a culminar esta intensa semana dedicada ao Mar em Lagos, a 28 de Maio celebra-se o Dia do Pescador. Assim, entre as 10h00 e as 16h00, o salva-vidas «Diligente» estará aberto a visitas.

Às 16h30, será a vez da Bênção dos Barcos e Passeio à Ponta da Piedade, sendo a Docapesca o local para a concentração do passeio. A fechar os festejos, às 19h00, no Bairro 25 de Abril da Meia-Praia, haverá um convívio.

O executivo municipal de Lagos explica que esta vasta programação procura, «desta forma simbólica, ligar o “velho mar” e o “novo mar”». É que, «se o Dia do Pescador procura resgatar a nossa memória histórica enquanto comunidade, aludindo ao nosso património coletivo relativo aos usos e costumes, às atividades económicas tradicionais e às tradições milenares ligadas ao mar, o Dia Europeu do Mar convoca-nos para os desafios do futuro com os novos usos, novas experiências, novos setores de atividade, com os seus novos ritos, novas tradições e uma sempre nova (e renovada!) relação com o mar».

Por isso, é objetivo da Semana do Mar de Lagos «olhar para todo esse mar inteiro, numa lógica integradora que permita definir novas rotas e novos rumos, não esquecendo a secular relação de Lagos com o mar».

 

PROGRAMA SEMANA do MAR em LAGOS
20 a 28 de maio

Sexta-feira, 20
DIA EUROPEU DO MAR

15h00 | Seminário “A gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos”
Local: Auditório dos Paços do Concelho séc. XXI
Entrada gratuita (limitada à lotação da sala – 110 lugares)
PROGRAMA:
15.00 – 15.30 |Sessão de abertura
15.30 – 16.30 |Mesa redonda “Gestão das zonas costeiras: problemas e soluções” – com representantes da CMLagos – Hugo Pereira; DOCAPESCA – Isabel Guerra, Capitania do Porto de Lagos – Pedro Carvalho Pinto e Agência Portuguesa do Ambiente – Sebastião Braz Teixeira
Moderadora: Diretora e Jornalista do Sul Informação – Elisabete Rodrigues
16.30 – 16.45 |Coffee – break
16.45 – 18.30 | Apresentações:
O financiamento da economia do mar: o PO “MAR 2020” – Rodrigo Manuel Ferreira Brum (Gestor)
O mar no CRESC Algarve 2020 – CCDR Algarve – David Santos (Presidente)
A DLBC Costeira do Barlavento Algarvio: desafios e oportunidades – Associação de Desenvolvimento do Barlavento – Moura Bastos (Diretor)
Incentivos e Apoios disponíveis – Turismo de Portugal I.P – Luís Inácio Garcia Pestana Araújo (Presidente do Conselho Diretivo)
18.30 – 19.30 | Sessão de encerramento
Sábado, 21

10h00 e 12h00 | “Showcooking” – Mostra de Sabores do Mar
Locais: Mercados Municipais da Avenida e de Santo Amaro
10h00 – 11h00 | Mercado de Santo Amaro
12h00 – 13h00 | Mercado da Avenida

Segunda-Feira, 23
DIA DOS PORTOS, TRANSPORTES MARÍTIMOS e INDÚSTRIAS NAVAIS

11h00 – 12h00 | Visita às instalações da Marina de Lagos
Local de Concentração: Receção da Marina

15h00 – 18h00 | Visita ao Centro Náutico “SOPROMAR”
Inscrição prévia no local (Grupos de 10 participantes / Duração de cada visita: 30 minutos)

16h00 – 17h00 | Visita de barco às grutas (circuito turístico)
Local de concentração: Cais de Embarque das marítimo-turísticas
Inscrição prévia (até dia 23 às 12h00) e limitada (30 participantes) / Duração da visita: 60 minutos – Inscrições em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-semana-do-mar-25346065765

Terça-Feira 24
DIA DA PESCA, COMERCIALIZAÇÃO E CONSERVAS

10h00 – 12h00 | Visita à Lota e Barco de Pesca Artesanal “Imperatriz”
Destinatários: Comunidade escolar
10h00 – 11h00 | Visita à Lota
11h00 – 12h00 | Visita ao Barco de Pesca “Imperatriz”

Quarta-feira, 25
DIA do CONHECIMENTO e DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.
ENERGIAS MARINHAS

10h00 – 17h00 | Visita ao Centro Ciência Viva de Lagos
11h00 – 12h30 | Conferência: As potencialidades do Mar do Algarve
Temas: A biodiversidade marinha e a produção de energia das marés
Local: Centro Ciência Viva de Lagos

Quinta-feira, 26 (Feriado)
DIA DOS DESPORTOS NÁUTICOS

10h00 – 13h00 | Atividades a desenvolver pelo Clube de Vela (vela, paddle, canoagem)
Local: Cais da Solaria
Inscrição prévia no Clube de Vela de Lagos ([email protected] / 282 726 256)

12h00 | Ação com Francisco Lufinha – recordista mundial de Kitesurf
Os desportos náuticos como fator de desenvolvimento e empreendedorismo.
Local: Clube de Vela de Lagos

Sexta-feira 27
DIA DA AQUICULTURA

14h30 -15h30| Visita à exploração de ostras do Vale da Lama – “OstraSelect”
Local: Vale da Lama – Odiáxere

15h00-17h00 | Formação sobre questões de segurança e salvamento (comunidade piscatória)
Local: Sopromar
Destinatários: Pescadores

Sábado 28
DIA DO PESCADOR

10h00 – 16h00 | Salva- vidas Diligente: aberto a visitas
Local: Cais

16h30 |Bênção dos Barcos e Passeio à Ponta da Piedade Local de Concentração para o passeio de Barco: Docapesca

19h00 | Convívio no Bairro 25 de Abril – Meia-Praia Parceiro: Freguesia de São Gonçalo de Lagos

 

Comentários

pub