ICIA celebra 156º aniversário de Manuel Teixeira Gomes enviando-lhe cartas em jantar literário

O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) celebra o 156º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, enviando-lhe cartas num jantar literário marcado […]

Cartas a Manuel Teixeira GomesO Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) celebra o 156º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, enviando-lhe cartas num jantar literário marcado para sexta-feira, 27 de Maio, às 19h30, na Taberna de Portimão, nesta cidade.

“Nascido e criado no Algarve, onde ainda então as amas contavam aos meninos lendas das moiras encantadas, e onde ainda hoje se respira algo de muçulmano na atmosfera, na linguagem e nos usos e costumes […], foi sempre aspiração minha visitar as terras da moirama. Isso o consegui, relativamente novo, nos muitos anos a fio, durante os quais, por cinco ou seis meses em cada ano, percorri as costas do Mediterrâneo (Manuel Teixeira Gomes, Cartas a Columbano). Este é um excerto de uma carta enviada por Manuel Teixeira Gomes a Columbano, em 1927, desde Tunes.

Dominado pela “febre epistolar”, Manuel Teixeira Gomes escreveu centenas de cartas, correspondendo-se regularmente com mais de setenta pessoas, quase todas ligadas ao mundo das artes e das letras.

No ano passado, o ICIA celebrou o aniversário Manuel Teixeira Gomes, propondo a leitura de algumas das suas cartas, que levaram os participantes, na tertúlia comemorativa, em viagem imaginária a cidades mediterrânicas.

Este ano, para assinalar o 156º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, o ICIA regressa à epistolografia, desta vez imaginária, propondo a leitura de cartas e postais surpresa ficcionados por Maria da Graça Mateus Ventura, que alguns dos seus amigos contemporâneos lhe hão-de enviar de lugares reais das suas viagens. A própria neta do escritor, Manuela Teixeira Gomes Calapez, dedicará uma carta ao avô.

Segundo João Ventura, autor desta ideia, e que na tertúlia fará de carteiro de Manuel Teixeira Gomes, “serão também lidos postais que Lídia Jorge, Nuno Júdice, Sandro William Junqueira, escritores nascidos no Algarve como Teixeira Gomes, também lhe enviarão na data do seu aniversário”.

E continua: “também o ator Luís Vicente, que lhe deu vida em palco, lhe enviará um postal. E consta que haverá, ainda, uma carta surpresa escrita por Margarida Tengarrinha, herdeira, conjuntamente com a neta do escritor, da “Never Break”, a mítica mala de viagem do escritor”.

Quanto a Carlos Albino, “responderá a uma crónica do escritor e viajante portimonense sobre Querubim Lapa, um outro portimonense esquecido”.

No que diz respeito às vitualhas, essas serão inspiradas nas referências gastronómicas extraídas da obra de Manuel Teixeira Gomes.

A tertúlia é aberta a quem queira participar, embora limitada à capacidade do local, e com prioridade para associados do ICIA. A pré-reserva obrigatória deve ser feita até quarta-feira, 25 de maio, através do email [email protected], com posterior confirmação pelo ICIA.

 

27 de Maio | 19h30 | Taberna de Portimão | Rua Damião L. Faria | Portimão
Apoios: Biblioteca da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e Casa Manuel Teixeira Gomes – Município de Portimão

Comentários

pub