Faro e Loulé acolhem encontro sobre patrimonialização dos Caminhos de Santiago

Os caminhos que ligam o Algarve a Santiago de Compostela vão estar no centro das atenções, num encontro de especialistas […]

Caminho de Santiago Faro Loulé_Foto Agência EcclesiaOs caminhos que ligam o Algarve a Santiago de Compostela vão estar no centro das atenções, num encontro de especialistas ibéricos que Faro e Loulé vão acolher, nos dias 2 e 3 de Julho.

O encontro, subordinado ao tema «Patrimonialização do Caminho de Santiago desde o Algarve, Faro – Loulé», começa a 2 de Julho, às 16h30, com uma sessão nas instalações da Ordem Franciscana Secular – Fraternidade de Faro, no Largo de São Francisco, e prevê uma caminhada simbólica na 1ª etapa do Caminho Central Português de Santiago, no dia 3 de Julho.

O primeiro dia será mais centrado na discussão do tema escolhido. Na sessão de lançamento do encontro e no jantar-debate que se seguirá, no restaurante Tertúlia Algarvia (Vila-Adentro de Faro), vão marcar presença personalidades que, segundo a delegação algarvia da Associação Espaço Jacobeus, «garantem a idoneidade e a relevância do debate» (ver lista completa abaixo).

Entre outros assuntos, a conversa abordará «a delimitação histórica dos caminhos na região mais a Sul do país, e a revitalização de um património que carece de um programa global de valorização, bem como as possibilidades de reinvenção de recursos, atores e atividades, para uma adequada estilização místico-turística dos serviços de apoio e segurança a peregrinos no Caminho de Santiago que se inicia em Faro».

«Este, integrado pela Comissão Nacional da UNESCO na lista indicativa de locais de Portugal que são candidatos a Património da Humanidade, é uma das quatro rotas que abrangem o país todo, e é comparável aos caminhos recentemente reconhecidos pela UNESCO no noroeste espanhol devido ao “valor universal excecional” do itinerário, a par de história dos locais por onde passa», acrescenta a associação responsável pela organização do evento.

Outros objetivos do encontro são a sensibilização das comunidades e poderes públicos para a importância do Algarve nos Caminhos de Santiago e «a divulgação deste coerente património, passado e presente, pelos agentes económicos regionais».

Depois de debater o futuro dos Caminhos de Santiago, no Algarve, os participantes no evento vão ter a oportunidade de os experimentar.

Para o dia 3 de Julho, às 7h00, foi marcado um passeio pelo primeiro trilho do Caminho Central Português de Santiago, que terminará com um almoço no restaurante Cavaco, em Loulé (14h00).

«No Algarve, as marcas deixadas pela Ordem de Santiago são um elemento de coesão regional, mas são também um motivo de carácter universal, na medida em que liga a região à Europa das peregrinações, dimensão que, em 1987, foi justamente celebrada pelo Conselho da Europa como um dos factores de construção europeia e está na base da distinção de vários Caminhos de Santiago como património mundial», considera a Associação Espaço Jacobeus.

O evento é de inscrição obrigatória devido a limitações de espaço, sendo o encontro e a caminhada de participação gratuita e o jantar e almoço sujeitos a pré-pagamento.

 

Lista de especialistas convidados:

– Don Celestino Lores (presidente da Fundação do Caminho de Santiago, da Associação dos Amigos do Caminho Português para Santiago, da Associação Europeia dos Caminhos de Santiago e ex-vereador da Cultura da Câmara Municipal de Pontevedra, entre outros)

– Prof. Luis Filipe Oliveira (Universidade do Algarve, especialista na Ordem de Santiago)

– Dr. Alberto Solana de Quesada (presidente da Cofradia de Santiago de Madrid, membro da Asociación Gallega de Amigos del Camino de Santiago (AGACS), da Asociación de San Guillermo de Arnotegui e da Fraternidade Internacional do Caminho de Santiago)

– Paulo Almeida Fernandes (membro integrado do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra e colaborador do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa)

– Leandro Eustáquio Gomes (Centro de Investigação sobre o Caminho de Santiago Português, Universidade de Coimbra)

– Anabela Santos (Coordenadora da Via Algarviana, Almargem – Associação de defesa do património cultural e ambiental do Algarve)

– Luis Ferreira (escritor com menção honrosa pela APPACDM, autor do aclamado livro “Entre o Silêncio das Pedras”)

– Nuno Sousa (exposição “Olhar de um Peregrino no Caminho de Santiago)

– José Luis Sanches (presidente da Via Lusitana)

– Domingos Carneiro (anfitrião do evento – presidente da Direção Nacional da Associação Espaço Jacobeus)

Comentários

pub