Faro e Chaves lançam roteiro turístico conjunto para assinalar 71 anos da EN2

Faro e Chaves estão, certamente, a mais de nove horas de distância uma da outra, para os que optarem por […]

EN2 de Faro a Chaves_2Faro e Chaves estão, certamente, a mais de nove horas de distância uma da outra, para os que optarem por ir de uma cidade à outra, de carro, percorrendo os mais de 700 quilómetros da EN2. Mas isso não é um problema, pois, pelo caminho, há muito para ver e desfrutar.

Esta é a ideia que está por detrás do compromisso que os municípios de Faro e Chaves vão assumir esta sexta-feira, durante as comemorações oficiais dos 71 anos da classificação da EN2.

As 29 autarquias atravessadas pela EN2 vão criar uma associação em conjunto, para dinamizar uma rota turística em torno deste património que as liga, e que será lançada amanhã. Esta sexta-feira, os dois municípios que estão nas pontas desta via descerraram placas em Faro que indicam a distância até Chaves, 738,5 quilómetros, naquele que é um primeiro passo para um futuro roteiro.

Estrada Nacional nº2 foi a designação atribuída, em 1945, a uma estrada que ligou Portugal de Sul a Norte, através do centro do país.

Na altura, foram melhoradas e unidas diversas vias já existentes (Faro e Beja já eram, antes, ligadas por uma Estrada Nacional), dando origem a uma via que se viria a tornar uma referência nas estradas de Portugal, pela diversidade de paisagens, pelo património a ela associado e importância que teve (e ainda tem), para muitas das localidades que serve.

Entretanto, a EN2 poderá vir a sofrer melhoramentos no troço que liga Faro ao concelho de São Brás de Alportel.

Comentários

pub