Décadas depois, voltaram a nascer linces ibéricos na natureza em Portugal

A primeira ninhada de linces ibéricos nascidos na natureza, em Portugal, foi confirmada esta quinta-feira pelo Instituto de Conservação da […]

Cria de Lince Ibérico_Foto ICNF

A primeira ninhada de linces ibéricos nascidos na natureza, em Portugal, foi confirmada esta quinta-feira pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Uma cria com cerca de 45 dias foi avistada e fotografada por técnicos deste instituto na Herdade das Romeiras (Mértola), junto da mãe, a fêmea Jacarandá, que nasceu no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves.

Cria Lince Ibérico Herdade das Romeiras_Foto ICNF

Este é um marco muito importante no esforço de recuperação e conservação desta espécie em vias de extinção, em Portugal, já que «é a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas».

Cria e mãe foram identificadas pela equipa de seguimento através dos procedimentos de monitorização instalados na Herdade das Romeiras.

Jacarandá foi libertada no dia 16 de Dezembro de 2014, no âmbito do Programa LIFE+ Iberlince, em conjunto com Katmandú, no cercado de solta branda da Herdade das Romeiras e posteriormente libertada a 1 de fevereiro de 2015. Era, ela própria, fruto do esforço de conservação que é feito no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico de Silves,  já que foi ali que nasceu e cresceu.

«O ICNF aproveita também para reconhecer o trabalho dos proprietários e gestores que colaboram com o Programa LIFE+ Iberlince, nomeadamente à Herdade das Romeiras, agraciada este ano com o Prémio Conservação do Lince Ibérico, em Sevilha pelo Programa LIFE+ Iberlince», acrescentou o ICNF, num comunicado.

 

Comentários

pub