Consultas para deixar de fumar aumentaram 376% no Algarve

Um total de 1320 consultas de apoio na cessação tabágica foram realizadas em 2015, nas unidades de cuidados de saúde […]

Um total de 1320 consultas de apoio na cessação tabágica foram realizadas em 2015, nas unidades de cuidados de saúde primários dos três Agrupamentos de Centros de Saúde da sua área de influência (ACES Barlavento, ACES Central e ACES Sotavento), na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) de Olhão e na unidade hospitalar de Faro do Centro Hospitalar do Algarve, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Segundo a ARS, esse número representa um aumento de 376% relativamente a 2012. Dessas 1320 consultas, 964 foram feitas nos Centros de Saúde, 61 na DICAD-Olhão e 295 na unidade hospitalar de Faro.

Este aumento de número de consultas deve-se, por um lado, «à aposta na formação em Intervenção Intensiva na Cessação Tabágica de profissionais de saúde dos ACES e da DICAD, que permitiu criar mais equipas de apoio intensivo na cessação tabágica, e por outro lado à maior consciencialização da população dos problemas de saúde que o ato de fumar pode causar», explica ainda a ARS.

Atualmente existem 10 equipas distribuídas pelos três ACES, uma equipa na DICAD-Olhão e duas equipas na unidade hospitalar de Faro do Centro Hospitalar do Algarve.

Estas equipas de apoio intensivo na cessação tabágica em atividade nos Centros de Saúde são sempre compostas por um médico e um enfermeiro, sempre que possível também por psicólogo, sendo que em caso de necessidade contam com o apoio de outros profissionais, como por exemplo nutricionista/dietista e higienista oral.

Tem sido dada especial atenção também à promoção da saúde e prevenção do consumo do tabaco entre as crianças e os jovens em idade escolar e mulheres grávidas, com a realização de atividades de promoção de estilos de vida saudáveis e ações de sensibilização, incentivando o envolvimento da sociedade civil a contribuir para o aumento de ambientes livres de fumo do tabaco.

O trabalho desenvolvido pelas equipas de Saúde Escolar e pelas unidades de saúde pública dos ACES tem permitido a implementação e apoio a projetos locais de promoção da saúde e prevenção do tabagismo junto da comunidade escolar e de ações de sensibilização para o cumprimento da Lei do Tabaco nos estabelecimentos de restauração e bebidas, localizados perto das escolas. Só no ano passado foram abrangidos 78 estabelecimentos da região.

As patologias ligadas à função respiratória são umas das principais causas de morbilidade crónica, de perda de qualidade de vida e de mortalidade, e, simultaneamente, são responsáveis por uma elevada frequência de consultas médicas, de idas às urgências e por um elevado internamento hospitalar.

cartaz_corridas_sextaO papel das equipas de saúde familiar é por isso cada vez mais fundamental, não só pela atenção dada ao nível da prevenção e do acompanhamento mais próximo dos seus utentes, mas também porque contribuem para um diagnóstico precoce mais rigoroso e desta forma conseguem reduzir o impacto das doenças respiratórias, cerebrocardiovasculares e oncológicas na qualidade de vida das pessoas.

Isto representa, a médio prazo, ganhos significativos em saúde, pela redução da prevalência destas doenças em que o tabagismo é um fator de risco reconhecido, travando o aumento de prevalência de muitas destas patologias e diminuindo os custos económicos, individuais e sociais que lhes estão associados.

Precisamente para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, que se comemora a 31 de maio, a Equipa de Coordenação Regional do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da ARS Algarve lançou o desafio «Liberte-se do tabaco. Mexa-se!».

Para isso, a equipa associa-se ao Grupo das Corridas à 6ª feira e convida todos a participarem, na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, às 20h30, na corrida/caminhada que se realiza em Vila Real de Santo António. A participação é gratuita e tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis e livres do fumo do tabaco.

A corrida/caminhada tem ponto de encontro no parque de estacionamento da pista de atletismo de Vila Real de Santo António.

Comentários

pub