Confraria Bachus promove em Albufeira mais uma Grande Mostra de Vinhos de Portugal

O melhor da vinha nacional regressa a Albufeira, entre 6 e 9 de maio. Vão ser quatro dias para provar […]

confraria do bacchusO melhor da vinha nacional regressa a Albufeira, entre 6 e 9 de maio. Vão ser quatro dias para provar mais de um milhar de vinhos, do melhor que se faz de Trás-os-Montes ao Algarve. É a proposta para a oitava edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal a decorrer no Espaço Multiusos de Albufeira.

O certame, promovido pela Confraria Bacchus de Albufeira, tem entrada gratuita. Para degustar os vinhos expostos  basta adquirir,  por três euros, um copo alusivo ao evento.

A 8ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, além da habitual prova de vinhos, tem várias propostas. Destaque para os show cookings diários de tributo à dieta mediterrânica harmonizados com diferentes vinhos, workshops, provas comentadas, cocktails com vinho, decantação de garrafa a fogo e sabre, e degustação de queijos, enchidos e doçaria regional que permitem ao público uma viagem inesquecível pleno de sabores aliados ao protagonista do certame: o vinho.

Outro motivo de interesse para os profissionais do setor, enófilos e público em geral é também o Concurso de Vinhos Bacchus 2016 – reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho – com atribuição de medalhas de ouro, prata e bronze nas diversas categorias em competição (tintos, brancos, rosés e licorosos), cujos prémios serão divulgados no jantar inaugural do evento,  abrindo o apetite para os dias seguintes.

Inserido na programação, a Bacchus realiza ainda, e pela primeira vez, um fórum sobre “O Vinho e a Vinha no Algarve – Perspetivas, Caminhos e Percursos”, agendado para o último dia, 9 de maio, às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira.

confraria bachus 2A 8ª  Grande Mostra de Vinhos de Portugal tem o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, Turismo do Algarve, Agência de Promoção de Albufeira, Agrupamento de Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve, Agrupamento de Escolas de Albufeira, Caixa de Crédito Agrícola, Delta Cafés, Albusado, entre outros patrocínios.

Com a recente entronização de 15 novos confrades, a Confraria do Bacchus de Albufeira conta atualmente com 89 membros (20 por cento são mulheres), nas categorias de confrades efetivos, confrades Mestre (ligados ao setor do vinho) e de Honra (pessoas coletivas).

Em 2009, e com apenas 36 membros, a Confraria apostou num projeto ambicioso: realizar a 1ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, em Albufeira, que contou com a participação de 42 produtores das várias regiões vinícolas portuguesas.

Passados oito anos, o número dos profissionais presentes no certame duplicou, com a edição deste ano a atingir um recorde de produtores inscritos.

Ao longo de nove  anos de vida, a Confraria Bacchus tem-se associado igualmente a causas humanitárias. Recentemente organizou em Paderne, a 2ª Caminhada Solidária, superando as expectativas, quer no número de participantes ( mais de 400) quer em donativos oferecidos,  cumprindo assim a sua missão solidária.

Comentários

pub