Cláudio Torres fala sobre «Museus e Desenvolvimento» em Silves

Cláudio Torres, diretor do Campo Arqueológico de Mértola, vai falar esta quarta-feira, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, sobre […]

DIM_programaCláudio Torres, diretor do Campo Arqueológico de Mértola, vai falar esta quarta-feira, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, sobre “Museus e Desenvolvimento”. A sua palestra está marcada para as 19h00, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves.

Uma hora antes, na sala de exposições temporárias do Museu, será inaugurada a mostra «No Extremo do Al-Andalus: Mértola e o Guadiana», seguindo-se, às 18h30, a palestra intitulada “No Extremo do Al-Ândalus: Mértola e o Guadiana”, por Susana Gómez-Martinez, investigadora e arqueóloga do Campo Arqueológico de Mértola.

O dia terminará com o lançamento das Atas do X Congresso Internacional «A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo», às 19h30, também na sala de exposições temporárias do Museu de Arqueologia de Silves, que, ao longo de todo o dia, terá entrada gratuita.

Mas as comemorações do Dia Internacional dos Museus naquela cidade começa bem mais cedo. Entre as 10h00 e as 12h00, o público escolar (alunos dos 2º, 3º ciclo e secundário) vai participar na atividade “Descobrindo as paisagens culturais de Silves”, que é outra proposta do Museu Municipal de Arqueologia.

Através da pesquisa, do desenho e da fotografia, a atividade permitirá aos participantes descobrirem as tipologias de comércio tradicional com interesse histórico e patrimonial da cidade, relacionando-as com a atividade económica e com alguns dos objetos arqueológicos patentes na exposição.

Da mesma forma, entre as 10h00 e as 16h30, os visitantes que efetuarem marcação prévia poderão ter uma visita diferente ao Museu, com a atividade “Visitas acompanhadas por personagem da nossa História”.

O programa prossegue no dia 19 de maio, estando prevista a realização de uma ação de sensibilização dinamizada pelo Museu do Traje e das Tradições, de São Bartolomeu de Messines, para o público escolar (máximo 30 alunos do 1º, 2º e 3ºciclos, mediante marcação prévia), intitulada “Na rota dos ofícios tradicionais – Barbearias”.

Museu do Traje e das Tradições de MessinesEsta ação, que decorrerá entre as 9h30 e as 12h00, proporcionará aos participantes uma visita e a exploração dos estabelecimentos comerciais tradicionais de Messines.

“Do campo à vila – o percurso dos alimentos” é outra das iniciativas que terá lugar no Museu do Traje e das Tradições, no dia 19, levando as crianças, entre os 5 e os 10 anos, a identificar e relacionar os objetos expostos com a dinâmica de uma economia essencialmente agrícola, através da realização de um jogo. A ação está prevista que decorra entre as 14h00 e as 15h30 e implica marcação prévia.

O programa de celebração do “Dia Internacional dos Museus” encerrará no dia 21 de maio, às 21h00, com um Recital de Flauta e Piano, por Grace Borgan e Cristiana Silva, que terá como palco um ambiente único: será junto ao poço-cisterna almoada, monumento nacional, situado no centro do Museu Municipal de Arqueologia de Silves. A entrada é livre.

Comentários

pub