Capacidade de resposta do Algarve a incêndios florestais testada em São Brás

Agentes da Proteção Civil de toda a região participaram num exercício de preparação das forças que integram o Dispositivo Especial […]

Exercício DECIF 2016 São BrásAgentes da Proteção Civil de toda a região participaram num exercício de preparação das forças que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Floretais (DECIF) do Algarve, que decorreu no domingo, em São Brás de Alportel.

O exercício envolveu mais de 150 operacionais, em representação das muitas entidades que estão envolvidas neste dispositivo, e implicou a deslocação de meios reais, para fazer fase a situações simuladas (LIVEX). Também foi promovido o treino em CPX (comunicações contactos rádio).

Esta iniciativa «marcou o início da fase Fase Bravo (15 de maio a 30 de junho) do DECIF 2016, tendo como objetivo verificar a operacionalidade das forças de intervenção em caso de incêndio e retificar ou agilizar, caso necessário, alguns procedimentos a fim de aperfeiçoar a capacidade de resposta face a uma ocorrência real», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

Promovido pela  Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, o exercício contou com a colaboração da Autoridade Nacional de Proteção Civil (CDOS de Faro), Corpos de Bombeiros de todo o Algarve, Sapadores Florestais da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, Guarda Nacional Republicana, Serviço Municipal de Proteção Civil e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Entretanto, a Câmara de São Brás, anfitriã deste LIVEX, avançou com o Plano de Ação de 2016 para a prevenção de incêndios, «com investimentos em diversas áreas, tais como limpeza de bermas e beneficiação e reparação de caminhos, execução de faixas de gestão de combustível, trabalhos já em curso, num trabalho de parceria que envolve todo um conjunto de entidades».

Comentários

pub