Câmara oferece equipamento de suporte básico de vida aos bombeiros de Alcoutim

Os Bombeiros Voluntários de Alcoutim receberam na passada semana novo equipamento de suporte básico de vida (SBV), oferecido pela Câmara […]

Material Suporte Vida AlcoutimOs Bombeiros Voluntários de Alcoutim receberam na passada semana novo equipamento de suporte básico de vida (SBV), oferecido pela Câmara Municipal.

O presidente da autarquia Osvaldo Gonçalves esteve na passada sexta-feira no quartel dos bombeiros e entregou um Kit Desfibrilhação Automática Externa (DAE) de treino completo e um manequim Suporte Básico de Vida (SBV) infante, destinado a formação, que se espera que possam ajudar a salvar vidas.

«Os bombeiros desempenham um importantíssimo papel na nossa comunidade, no combate a incêndios, no socorro às populações transporte de doentes, entre outras áreas, tornando-se importantíssimo criar as condições que permitem o desempenho das competências atribuídas à instituição», considerou Osvaldo Gonçalves.

Entrega de material Suporte Vida Bombeiros Alcoutim_1«O equipamento doado à Corporação de Bombeiros, permite servir de base à lecionação de cursos, garantindo assim uma preparação teórica dos formandos, possibilitando uma intervenção mais eficaz, resultado de um maior conhecimento e prática das etapas de socorro determinantes para a sobrevivência da vítima. A eficiência e rapidez de resposta no auxílio a vítimas são determinantes para um resultado positivo na intervenção», ilustrou a Câmara de Alcoutim, numa nota de imprensa.

O suporte básico de vida (SBV) é um conjunto de procedimentos bem definidos e com metodologias padronizadas para todos os países da União Europeia, tendo como objetivos o reconhecimento das situações em que há risco de vida iminente, saber quando e como pedir ajuda; saber iniciar de imediato e sem recurso a qualquer equipamento (à exceção do equipamento de proteção),manobras que contribuam para preservar a oxigenação e a circulação até à chegada das equipas diferenciadas e, eventualmente, o restabelecimento do normal funcionamento cardíaco e respiratório (INEM, 2011).

«Uma reanimação básica de qualidade amplia grandemente as hipóteses de sobrevivência da vítima», salientou a Câmara de Alcoutim.

Comentários

pub