Algarve e mais metade do país sob Aviso Laranja devido ao mau tempo

O Algarve, bem como grande parte do Centro e todo o restante Sul do país, estarão este sábado sob Aviso […]

aviso laranjaO Algarve, bem como grande parte do Centro e todo o restante Sul do país, estarão este sábado sob Aviso Laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, sobretudo no litoral.

Os Avisos entram em vigor durante a tarde de sábado e prolongam-se até à madrugada de domingo.

Em virtude do mau tempo que se prevê para os próximos dias, a Proteção Civil, nomeadamente os Serviços Municipais de vários concelhos do Algarve, lançaram Avisos à População, alertando para a situação e recomendando medidas de proteção.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes (entre 10 e 20 mm numa hora) e acompanhados de trovoad,a entre o início da tarde de sábado e o final da madrugada de domingo, na generalidade do território do continente, em especial a partir do final da tarde de sábado e o início da madrugada de domingo, nas regiões do centro e o litoral norte e sul, onde se pode acumular mais de 40 mm em 6 horas e cerca de 50 mm em 12 horas (até 80 mm nas terras altas do centro).

Haverá ainda vento muito forte do quadrante sul com rajadas até 80 km/h no litoral e com rajadas até 100 km/h nas terras altas, na generalidade do território do continente, a partir da tarde até ao final do dia de sábado, com possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, em especial no litoral e nas regiões do interior centro e sul.

Também será forte a agitação marítima, com ondas de oeste-sudoeste até 4,5 metros de altura significativa, na costa ocidental das regiões do centro e do sul, entre o final da madrugada e o final do dia de domingo.

No domingo, o dia terá nebulosidade a diminuir a partir do final da manhã, mas ainda com a possibilidade de alguns aguaceiros pontualmente fortes e com trovoada, dispersos pelo Continente. O vento continuará forte.

Entretanto, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão avisou que a partir das 17h00 de amanhã, sábado, será encerrado à circulação o caminho que liga o Autódromo à localidade de Marmelete, por razões de segurança devido à possibilidade de alagamento de alguns troços.

Comentários

pub