Albufeira deu “pontapé de saída” para época balnear no Algarve

Albufeira foi o primeiro concelho do Algarve a abrir oficialmente a época balnear de 2016. Esta manhã, com a meteorologia […]

abertura época balnear 2016 albufeira (2)Albufeira foi o primeiro concelho do Algarve a abrir oficialmente a época balnear de 2016. Esta manhã, com a meteorologia a ajudar, e já com muitas pessoas na Praia dos Pescadores, realizou-se a cerimónia que marcou o início da temporada de “ir a banhos” na região. A garantia é que «está tudo pronto» para receber os banhistas e para um grande ano turístico.

Perante uma plateia de várias dezenas de crianças, o ISN e a Polícia Marítima fizeram uma demonstração dos meios de resgate de banhistas, enquanto o presidente da Câmara de Albufeira fez votos de um grande ano turístico.

Aos jornalistas, Carlos Silva e Sousa garantiu que o concelho «está pronto, desde as autoridades públicas, aos concessionários, para uma época balnear que se adivinha que seja uma grande época balnear».

abertura época balnear 2016 albufeira (1)O início foi prometedor, segundo Carlos Silva e Sousa: «São Pedro está a colaborar connosco. Está um dia fabuloso, a apetecer ir ao banho. Eu estou engravatado, mas apetecia-me estar de fato de banho», gracejou.

Se hoje o sol brilhou, não foi assim durante a última semana em que o mau tempo que assolou a região “levou” muita areia das praias. No entanto, Carlos Silva e Sousa disse estar confiante que «a natureza que as desareou, irá areá-las. O “Sueste”, como é chamado, irá repor a areia».

Apesar da falta de areia em alguns locais, o presidente da Câmara realça que «as praias estão aptas a receber quem nos vier visitar».

E os visitantes de Albufeira prometem ser muitos, aliás, já são: «Albufeira está com uma ocupação muito boa, segundo os hoteleiros. A previsão é que a procura seja crescente, o que significa que vai haver um pequeno aumento dos preços. Mas eu saliento que também é necessário acrescentar qualidade que é fundamental para nos distinguirmos enquanto destino turístico».

Por seu lado, o Comandante da Capitania do Porto de Portimão, Santos Pereira, disse ter sido feito «um esforço muito grande nas últimas semanas para que tudo estivesse pronto neste dia. E assim aconteceu. As praias estão todas prontas a iniciar a assistência a banhistas preparada em todo o concelho de Albufeira».

Questionado sobre a eventual falta de nadadores-salvadores nas praias, Santos Pereira foi pragmático:«a Autoridade Marítima não tem conhecimento de falta de nadadores-salvadores. Todas as praias estão preparadas para iniciar a época balnear».

 

Comentários

pub