20 anos de Arqueologia entre Guadiana e Sado mostram-se em Beja

“Sob a terra e as águas. 20 anos de Arqueologia entre Guadiana e Sado” é a exposição que abre esta […]

entre o guadiana e sado“Sob a terra e as águas. 20 anos de Arqueologia entre Guadiana e Sado” é a exposição que abre esta quarta-feira, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja.

Com inauguração marcada para as 18 horas, a exposição “Sob a terra e as águas. 20 anos de Arqueologia entre Guadiana e Sado” assinala o contributo de Alqueva decorrente das medidas de minimização dos impactes arqueológicos na zona servida pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).

Promovida em parceria entre a EDIA, Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas do Alqueva, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, esta exposição tem como objetivo dar a conhecer o trabalho efetuado no âmbito do EFMA na vertente de património cultural, realçando não só o volume e diversidade das intervenções (cerca de 2000), mas principalmente o contributo do trabalho efetuado para a renovação do conhecimento científico, permitindo reescrever da história da ocupação humana do território de influência do projeto.

Constituindo o concelho de Beja um território central do Empreendimento, no qual têm vindo a ser identificados novos e relevantes vestígios patrimoniais, o Núcleo Museológico da Rua do Sembrano surge como um local natural para dar a conhecer estas novidades.

Nesta exposição, serão apresentados um conjunto ímpar de peças arqueológicas que permitem uma viagem pelos diferentes povos e culturas que habitaram a região, ao longo dos últimos 250.000 anos.

A exposição fica patente ao público até ao final do corrente ano.

Comentários

pub