Tolentino Mendonça vence Grande Prémio de Literatura APE/CM Loulé

  José Tolentino Mendonça é o vencedor da 1ª edição do Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de […]

 

Tolentino MendonçaJosé Tolentino Mendonça é o vencedor da 1ª edição do Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Loulé – Crónica e Dispersos Literários. O júri decidiu por unanimidade distinguir o livro deste autor “Que coisas são as nuvens”.

Casimiro de Brito, José Ribeiro Ferreira e José Cândido Oliveira Martins foram os jurados deste prémio.

«As qualidades múltiplas da obra: a notável abrangência temática e ideológica; a oportunidade e intemporalidade de uma reflexão sobre a cultura contemporânea» foram, segundo os elementos do júri, as principais razões que levaram a esta distinção.

José Tolentino Mendonça é poeta, teólogo, sacerdote, professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa. “Que coisas são as nuvens” é um livro que reúne as melhores crónicas publicadas na coluna que assina semanalmente no Jornal Expresso.

O autor conta com várias obras publicadas, sobretudo nas áreas da Poesia e Ensaio. Recebeu diversas distinções, com destaque para o Prémio Literário Res Magnae 2015, um importante prémio italiano atribuído no campo da ensaística.

José Tolentino Mendonça foi o primeiro português e o único não italiano, até à data, a receber este prémio.

Nesta 1ª edição da Grande Prémio de Literatura – Crónica e Dispersos Literários instituído pela Associação Portuguesa de Escritores, com o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, concorreram, a título excecional, obras saídas nos anos de 2014 e 2015.

O valor monetário deste Grande Prémio é, para o autor distinguido, de 10 mil euros.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar a 5 de maio, Dia do Município, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé.

Comentários

pub