«Start Work»: jovens qualificados são meio caminho andado para sucesso das empresas (com vídeo)

«Cada vez mais temos de trabalhar em rede, em parceria, entre escolas, entidades que fazem formação profissional e empresas, porque […]

Start Work_07«Cada vez mais temos de trabalhar em rede, em parceria, entre escolas, entidades que fazem formação profissional e empresas, porque esta é a melhor forma de promovermos o emprego», salientou Madalena Feu, delegada regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), esta quinta-feira, na abertura da “Start Work – Mostra de Empreendedorismo, Emprego e Formação Profissional”, que decorre até amanhã, dia 16, no Portimão Arena.

Aquela responsável, que confessou que a mostra «ultrapassou grandemente as minhas expectativas», ao incluir 72 stands, «nomeadamente com muitas empresas locais e dos concelhos limítrofes interessadas em recrutar», salientou que o convite ao IEFP para ser parceiro desta iniciativa foi lançado «há três ou quatro anos», quando ela própria desempenhava outras funções, enquanto diretora do Centro de Emprego de Portimão.

«Foi com enorme satisfação e entusiasmo que o IEFP então aceitou este convite da Câmara de Portimão, pela mão da vereadora Ana Fazenda», acrescentou Madalena Feu. «Queríamos criar um grande espaço de informação e de apresentação do que de melhor se faz no concelho de Portimão em termos de emprego, formação e educação, e isso foi plenamente conseguido».

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão e ela própria antiga professora, salientou que «a nossa responsabilidade enquanto autarcas é fazer o melhor possível pelos nossos jovens».

Dirigindo-se aos empresários e diretores de recursos humanos presentes, a autarca incitou: «deem emprego de qualidade aos nossos jovens, porque jovens bem formados e qualificados são meio caminho andado para o sucesso das empresas que os contratarem».

Durante a visita que fez a esta primeira edição da “Start Work – Mostra de Empreendedorismo, Emprego e Formação Profissional”, dedicada a jovens e adultos a partir dos 13 anos, a comitiva teve ocasião de apreciar quer a oferta das empresas, quer das instituições que promovem a formação profissional, quer ainda das escolas públicas do concelho.

Pelo meio, no palco que marca o centro do recinto, foi possível apreciar exibições de dança, bem como a atuação, emocionada e emocionante, da jovem Érica, finalista do 12º ano da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, que interpretou uma canção dedicada a Isilda Gomes:

 

A “Start Work – Mostra de Empreendedorismo, Emprego e Formação Profissional” tem entrada gratuita e continua hoje e amanhã, dias 15 e 16, entre as 10h00 e as 19h00, no Portimão Arena.

A “Start Work” reúne 70 empresas e instituições públicas e privadas da região, com atendimento presencial aos visitantes, visando a promoção e divulgação de ofertas de emprego e estágios profissionais, programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário normal e profissionalizante, e ensino superior disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

Em simultâneo, no palco instalado no interior do pavilhão e no auditório (com capacidade para 200 pessoas), estão programadas iniciativas de promoção aos cursos lecionados pelas instituições de ensino representadas e agendados workshops e demonstrações temáticas e sessões de esclarecimento de curta duração promovidas pelas empresas e instituições presentes.

Desta vez, a Beta Talk, marcada para este sábado, 16 de abril, e vai associar-se ao programa da “Start Work”. A partir das 17h00, na sala Alcalar do Portimão Arena, a conversa será com dois empreendedores que, em determinados momentos das suas vidas, fizeram dos seus “hobbies” e paixões a grande inspiração para a criação dos seus próprios negócios.

A Beta Talk Portimão será, como já é hábito, um momento por excelência de troca e partilha de ideias, este mês com Rui Fernandes, co-fundador e proprietário da One Bike – loja e oficina de bicicletas, e Paulo Bica, fundador a atual gerente da SPIC- Soluções Criativas.

A “Start Work – Mostra de Empreendedorismo, Emprego e Formação” é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão e IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP.

 

Veja aqui todas as fotos da Start Work 2016:
Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub