São Brás adquire maletas pedagógicas para ajudar escolas a ensinar matemática

Crianças e jovens de São Brás de Alportel têm mais uma ferramenta para se tornar “barras” em matemática. O Agrupamento […]

MaletaPedagógicaCrianças e jovens de São Brás de Alportel têm mais uma ferramenta para se tornar “barras” em matemática. O Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas recebeu na passada semana cem maletas pedagógicas «Aqui há… Matemática», que guardam novos estímulos de aprendizagem desta disciplina.

A aquisição destes materiais foi possível devido a um investimento feito pela autarquia sãobrasense e vem dar continuidade pedagógica ao projeto «Aqui há matemática…no Museu», que explora a matemática tendo por base o património local, nomeadamente o Museu do Trajo de São Brás de Alportel.

Com este projeto, a Câmara de São Brás de Alportel pretende estimular a aprendizagem da matemática e do património de forma diferente e divertida. Com as maletas, ganha um aliado neste desígnio.

«De acordo com os documentos orientadores da Educação Pré-Escolar e programa do 1º Ciclo do Ensino Básico, o desenvolvimento matemático nos primeiros anos é fundamental, dependendo o sucesso das aprendizagens futuras da qualidade das experiências proporcionadas às crianças. Estes pressupostos, a par da curiosidade e da apetência natural das crianças para descobrir e experimentar, justificaram a utilização ativa e lúdica do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, tendo em vista a exploração de conceitos matemáticos e o conhecimento do património», segundo a Câmara de São Brás.

«A conciliação destas áreas numa abordagem diferente facilita a absorção de conceitos base, uma conquista que pretende ser fortificada com a aplicação no dia-a-dia dos conteúdos das maletas entregues», acrescentou.
O projeto teve o seu início com uma formação, sob orientação das educadoras Olga Ludovico e Graça Bernardo, aos educadores de infância e professores do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

Comentários

pub