Prémio António Ramos Rosa garantido em Faro por mais três edições

O poeta Luís Quintais recebeu no sábado, 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, o prémio literário António Ramos Rosa, […]

Prémio_Ramos_Rosa-1O poeta Luís Quintais recebeu no sábado, 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, o prémio literário António Ramos Rosa, pela sua obra “O Vidro”, em cerimónia que teve lugar na Biblioteca Municipal de Faro.

A sessão, que há cinco anos não se realizava, serviu ao mesmo tempo para celebrar um pouco do “mundo da liberdade livre” e da “palavra livre”, tão caro ao saudoso patrono da biblioteca, o poeta farense António Ramos Rosa, que dá nome ao prémio de poesia.

A cerimónia serviu ainda ao presidente da Câmara de Faro para anunciar uma boa notícia: que, graças a um acordo com a Fundação Millennium BCP, entidade representada por Fernando Nogueira, está garantido o patrocínio para as próximas três edições deste concurso que já premiou nomes grados da poesia nacional, como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice e João Rui de Sousa.

O edil Rogério Bacalhau mostrou-se satisfeito com o relançamento do prémio, referindo que “cumprimos um objetivo importante para a reafirmação da pujança cultural do concelho, como é nossa obrigação enquanto autarcas nesta capital de distrito, sempre tão exigente sob o ponto de vista dos hábitos culturais”.

O presidente da Câmara Rogério Bacalhau com o poeta Luís Quintais
O presidente da Câmara Rogério Bacalhau com o poeta Luís Quintais

Desta vez, o prémio tocou a Luís Quintais, a quem Gastão Cruz, membro do júri, se referiu como “um dos melhores poetas portugueses da atualidade”. Na verdade, em Luís Quintais “encontramos uma das vozes mais seguras da nova poesia portuguesa e somos confrontados com um fulgor rítmico magistral e com a visita a alguns dos lugares paradigmáticos na poesia do autor. Vitrificação, estilhaços, riscos, violência e história, “O Vidro” alude a fragmentos de Anna Calvi, António Damásio, Edmond Jabès, Fernando Pessoa, Martin Amis e T.S. Eliot”.

O júri do Prémio foi constituído por António Carlos Cortez, poeta e crítico literário, Gastão Cruz, poeta, ensaísta e crítico literário, e Pedro Ferré, vice-reitor da Universidade do Algarve e docente na FCHS-Ualg.

O Prémio, no valor de 5000 euros, teve o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e o apoio de Delta Cafés, ANA – Aeroportos de Portugal, Turismo de Portugal, Hotel Faro, Tertúlia Algarvia e Jornal de Letras, Artes e Ideias.

A todas estas entidades, ao júri e a todos os concorrentes no Prémio Literário António Ramos Rosa, o Município de Faro deixa uma palavra de agradecimento, pela sua participação. Para o ano, definitivamente, há mais.

Comentários

pub