Mértola adere ao projeto Dark Sky® Alqueva

O Município de Mértola e a Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo – Genuineland (associação gestora do território certificado […]

Dark-Sky-AlquevaO Município de Mértola e a Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo – Genuineland (associação gestora do território certificado Dark Sky® Alqueva) assinam, no próximo dia 28 de abril, um acordo de cooperação para expansão da certificação Dark Sky® Alqueva ao concelho de Mértola.

A Reserva Dark Sky® Alqueva, da qual já fazem parte os Municípios de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, foi reconhecida em 2011 como a primeira reserva do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo.

O projeto de certificação desenvolvido pela Genuineland – Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo inclui ainda a implementação da “Rota Dark Sky® Alqueva”, que concentra um conjunto de serviços e atividades relacionadas com o turismo astrológico, desenvolvidas por empresas das áreas do alojamento, da restauração e da animação turística, certificadas pela Reserva Dark Sky.

A Rota dinamiza ainda um conjunto de atividades de promoção e conhecimento do “património astrológico” do território, bem como, ações de sensibilização para a minimização da poluição luminosa.

Esta adesão do Município de Mértola integra a estratégia municipal de estruturação de produtos de nicho turístico com elevado potencial de progressão nos mercados nacionais e internacionais. O território de Mértola pela sua extensão, baixa densidade populacional, reduzida densidade urbanística, recursos naturais e clima apresenta um elevado potencial de certificação starlight.

No acordo de cooperação, está prevista a organização e apresentação do dossier de candidatura do concelho de Mértola à Certificação Starlight Tourism Destination, o desenvolvimento de um plano de combate à poluição luminosa, a elaboração de um plano de integração do território de Mértola na “Rota Dark Sky® Alqueva”, a realização de ações de formação inicial e contínua para os empresários locais e a comunidade em geral, sobre as temáticas Dark Sky® Alqueva (Astro turismo, poluição luminosa, entre outras), e ainda a dinamização de ações de animação e eventos alusivos ao Dark Sky® Alqueva.

Comentários

pub