Lagoa cria 7 Áreas de Regeneração Urbana em todas as localidades

O Município de Lagoa está a criar sete Áreas de Regeneração Urbana (ARU) na cidade e sede de concelho, bem […]

Lagoa_regeneração urbanaO Município de Lagoa está a criar sete Áreas de Regeneração Urbana (ARU) na cidade e sede de concelho, bem como nas principais localidades: Carvoeiro, Estômbar, Ferragudo, Mexilhoeira da Carregação, Parchal e Porches.

Esta medida, segundo revelou Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, em entrevista ao Sul Informação, pretende «promover a melhoria do ambiente urbano por via da reabilitação física do edificado», seja dos edifícios destinados a habitação, comércio e serviços, seja dos equipamentos de utilização coletiva e do espaço público, com intervenções de regeneração urbana a desenvolver nas ruas.

A estas ARU surgem associados incentivos e benefícios fiscais para a reabilitação urbana, que o autarca lagoense espera que venham a ser do agrado dos proprietários dos edifícios, de modo a levá-los a investir.

A criação das sete ARU passa pela elaboração de um PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, instrumento destinado a servir de base para o apoio aos projetos que venham a ser apresentados. É que os proprietários poderão ter acesso a financiamento comunitário, no âmbito do CRESC Algarve 2020.

Francisco Martins acrescentou que, no âmbito desta requalificação urbana que se pretende para as principais localidades do concelho de Lagoa a Câmara Municipal está a estudar «a criação de um consórcio com um banco e algumas empresas de construção, com uma linha de crédito a preços especiais», de modo a garantir condições mais vantajosas aos proprietários que queiram investir.

Lagoa_regeneração urbana

Comentários

pub