Investidores de Singapura criam Algarve Clube de Futebol e apontam à Primeira Liga

Na próxima época desportiva, o Algarve vai ter um novo clube de futebol. O Algarve Clube de Futebol, SAD, financiado […]

AlgarveCFNa próxima época desportiva, o Algarve vai ter um novo clube de futebol. O Algarve Clube de Futebol, SAD, financiado por investidores ligados ao futebol asiático, quer criar uma equipa profissional, logo a partir do primeiro ano, para chegar o mais rapidamente possível à Primeira Liga.

Para já, há 14 jogadores a treinar à experiência, todos estrangeiros, e há outro que já tem contrato, por quatro anos, Keani Fairbanks, um jovem anglo-canadiano, de 19 anos, que foi notícia na sua terra natal por ter assinado pelo novo clube algarvio.

Marco Guimarães, ex-agente FIFA, é o presidente do novo clube que pretende servir de ponte entre o futebol europeu e o asiático. «Trabalhei 18 anos como agente FIFA na Ásia e há até agora oportunidades limitadas para os jogadores asiáticos no futebol europeu. Decidimos abrir este clube para colocar alguns desses jogadores aqui», adiantou ao Sul Informação.

No entanto, os objetivos desta equipa são mais ambiciosos e passam por levar o Algarve Clube de Futebol à Primeira Liga o mais rapidamente possível, sendo que o primeiro desafio será a II Divisão Distrital. «É esse o objetivo, chegar à Primeira Liga. O futebol português tem muita qualidade, mas o objetivo é investirmos para conseguirmos lá chegar».

O investimento vai ser grande tendo em conta o futebol distrital algarvio na atualidade totalmente amador, uma vez que «o objetivo é fazer uma coisa profissional desde a base». No entanto, surge um problema: «a maioria dos jogadores da equipa tem de ser portuguesa e é difícil atrair os jogadores portugueses para o Campeonato Distrital, por causa dos salários mais baixos».

O recrutamento de atletas também será feito recorrendo a testes «em Portugal inteiro. Mas vamos recrutar jogadores algarvios também, porque somos um clube que quer representar toda a região».

Para já, «temos jogadores a treinar da Ásia, da Austrália, da Inglaterra… os portugueses nos quais estamos interessados ainda estão sob contrato», revelou Marco Guimarães.

O treinador do Algarve Clube de Futebol será Eduardo Maciel.

Complexo Desportivo de VRSA
Complexo Desportivo de VRSA

Questionado sobre quem financia o projeto, Marco Guimarães disse ser um dos investidores juntamente com outras pessoas da Ásia, nomeadamente de Singapura.

Para já, os jogadores disponíveis treinam no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e essa é a primeira escolha para “quartel-general” do Algarve Clube de Futebol, mas nada está fechado. «Estamos em negociações com a Câmara de Vila Real de Santo António para utilizar o Complexo Desportivo, que tem todas as condições para uma equipa profissional».

Caso as negociações com a autarquia vila-realense não dêem certo, Marco Guimarães diz que haverá outras alternativas. «Se Vila Real de Santo António não funcionar… É por isso que escolhemos o nome, de toda a região. A intenção é jogarmos no Complexo Desportivo, onde estamos a treinar no relvado sintético. Se não for ali, corremos para a frente e para trás e iremos a Lagoa, ou a Portimão…».

O Algarve Clube de Futebol não terá apenas equipa sénior, pelo menos é essa a intenção dos dirigentes: «o objetivo é o de termos formação, porque é assim que se cria o espírito do clube e se criam os adeptos. Gostaria muito de ter escalões de formação, já a partir do primeiro ano, mas não é simples. Atrair crianças para um novo clube é um desafio. Já houve outros clubes no Algarve que apareceram e desapareceram e os pais pensam se vale a pena meter o filho a jogar num clube, que pensam que pode acabar ao fim de um ano ou dois. Por isso, o primeiro e o segundo ano são os mais difíceis, para criar confiança», conclui Marco Guimarães.

O Algarve Clube de Futebol já tem equipamento definido: camisola preta e vermelha, calções pretos e meias cinzentas.

Comentários

pub