Feira de Hotelaria e Restauração na Makro de Albufeira mostra tendências e abre vertente solidária

O grupo de uma dúzia de chefs que participam na Algarve Chefs Week, mal entrou, foi logo saudado pelos três […]

Feira de Hotelaria e Restauração Makro Albufeira_01O grupo de uma dúzia de chefs que participam na Algarve Chefs Week, mal entrou, foi logo saudado pelos três voluntários do projeto Refood de Algoz/Tunes, que lhes deu a conhecer o seu trabalho. Alguns dos chefs confessaram não conhecer o ainda projeto e logo ali se estabeleceu um contacto, para uma eventual futura colaboração.

Mónica Fernandes, uma das voluntárias, explicou ao Sul Informação que «muitas das fontes de alimento não nos conhecem ainda, por isso a nossa presença aqui é um veículo para chegarmos a mais pessoas. Daí o grande interesse desta abertura que a Makro nos deu, para estarmos aqui presentes».

E onde é esse “aqui”? É a Feira de Hotelaria e Restauração Makro Horeca, que está a decorrer até amanhã, sábado, dia 30, na Loja Makro de Albufeira.

O certame, que conta com cerca de uma centenas de stands expositores, de marcas ou da própria Makro, também tem, segundo revelou Isabel Caeiro, responsável pela Comunicação da Makro, «uma vertente solidária e de responsabilidade social», daí o convite à presença do Refood. Este projeto é inteiramente promovido por voluntários, que, ao fim do dia, recolhem a comida que sobra e está ainda em perfeitas condições, em restaurantes e hotéis, para a distribuir, com todos os cuidados higiénicos, por famílias e pessoas com poucos recursos, contribuindo assim para diminuir o desperdício de alimentos.

«A Makro já contribui para o Banco Alimentar, mas o Refood vai buscar a comida aos nossos clientes, por isso pensámos que seria útil dar-lhes visibilidade, facilitando o contacto com os donos de restaurantes que aqui vêm e os cozinheiros», acrescentou a porta-voz da empresa.

Mas, além desta vertente solidária, a Feira de Hotelaria e Restauração Makro Horeca, a primeira que se realiza no Algarve, depois de ter decorrido já nas lojas da marca em Alfragide e Vila Nova de Gaia, está a ser um sucesso.

 

Feira de Hotelaria e Restauração Makro Albufeira_28

Esta manhã, as atenções concentraram-se na desmancha, ao vivo (o “ronqueio), de um atum-rabilho de 179,5 quilos de peso, enquanto à tarde, às 15h00, a chef Lígia Santos, vencedora do Masterchef Portugal, estará presente para um showcooking, que se repete amanhã, sábado, à mesma hora. Também amanhã, mas às 11h00, voltará a haver o ronqueio de um atum, algo que a maior parte dos cozinheiros e donos de restaurantes nunca viram.

Entre os cerca de cem stands expositores, de produtos alimentares, de vinhos e outras bebidas, de equipamentos e de tudo quanto é necessário no mundo da hotelaria, restauração e cafetaria, alguns deles a ser lançados durante a feira, estão grande parte dos «parceiros fornecedores e representantes das marcas» que trabalham com a Makro no Algarve. «Estão aqui a ser apresentadas aos clientes inovações, tendências, alternativas e soluções para o canal Horeca», acrescenta Isabel Caeiro.

Há mesmo produtos que «habitualmente não nos é possível apresentar no dia a dia normal de funcionamento da loja, mas que estão sempre disponíveis por encomenda, como o atum fresco de quase 180 quilos de peso».

Os dois atuns – o que foi desmanchado ontem e o que será desmanchado amanhã (11h00) já estão vendidos «a clientes que valorizam o atum fresco». «É um artigo que não conseguimos apresentar regularmente na peixaria, mas que está sempre disponível através de encomenda».

Acrescente-se que o atum é provenientes de armações, utilizando técnicas de captura seletivas que garantem a sustentabilidade da espécie. A captura deste atum encontra-se certificada e registada pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT).

 

Feira de Hotelaria e Restauração Makro Albufeira_geral (Custom)

Na Feira, que começou ontem, se prolonga pelo dia de hoje e termina amanhã, há ainda uma aposta na apresentação de produtos algarvios, ao nível de legumes e frutas, mas não só, na divulgação de novos produtos, por exemplo nos mini legumes e cogumelos, bem como nas soluções HCCP. Há ainda uma vasta oferta de peixe e mariscos, como as ostras da Ilha da Culatra ou as douradas e robalos da Ria de Alvor, queijos, charcutaria, vinhos, produtos de padaria e pastelaria, conservas, bebidas, refrigerantes, cervejas. E muita, muita coisa para provar e degustar.

Mário Campos, diretor da loja Makro de Albufeira, anfitrião do evento, garante que esta é «uma das maiores feiras, senão a maior, deste tipo que já se fez no Algarve». É que, apesar de centrado na loja de Albufeira, o certame aberto a todos os profissionais e clientes da Makro tem uma abrangência regional, até porque a marca tem outra loja em Faro.

Na ligação que se pretende fazer entre todos os setores ligados ao canal Horeca, nem sequer falta a presença da Universidade do Algarve, a mostrar a sua oferta formativa, ou das Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro e de Portimão, com os seus alunos a participar nas preparações e apresentações de muitos dos produtos.

«Estabelecemos uma parceria com as escolas de hotelaria e a presença dos alunos aqui, além de ser boa para o seu percurso formativo, permite apresentá-los a potenciais empregadores. Noutras feiras, já tivemos casos de contratação», revelou Isabel Caeiro. O que acabou por verificar-se também aqui, em Albufeira. «Acabei de saber que um chef que precisa de contratar um cozinheiro com determinadas características já entrou em contacto com a escola de hotelaria nesse sentido», anunciou ao Sul Informação a responsável pela comunicação da Makro.

Em resumo, o objetivo desta primeira edição da Feira de Hotelaria e Restauração Makro Horeca, que está a ser um sucesso, é «colocar todos os players do mercado em contacto uns com os outros, porque todos vamos ganhar com isso».

 

Veja o vídeo sobre a feira:
Imagem: Luís Direito|Sul Informação

 

E veja as fotos sobre a feira:
Fotos: Sul Informação

Comentários

pub