DiVaM reforça atividades nos monumentos do Algarve para crianças, famílias e seniores

Uma vintena de associações, 52 atividades culturais, seis ciclos temáticos, sete monumentos, 50 mil euros. Estes são os números da […]

Ermida de Guadalupe recebe Divam_1Uma vintena de associações, 52 atividades culturais, seis ciclos temáticos, sete monumentos, 50 mil euros. Estes são os números da terceira edição do DiVaM, o programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, que, no sábado, foi apresentado e logo começou na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo).

Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora regional de Cultura, revelou que «este ano houve uma chuva de propostas, mais de 60 candidaturas ao DiVaM, pelo que algumas não puderam ser incluídas na programação».

Ainda assim, nesta edição de 2016, há «cinco novos parceiros», entre os quais a associação Vicentina, que vai organizar a proposta que a diretora regional de Cultura considera como «a mais ousada»: «Noites Fantásticas entre a Terra e o Mar», uma atividade para as crianças e as famílias, que até inclui a pernoita na Fortaleza de Sagres.

Alexandra Gonçalves revelou que o orçamento do DiVaM para este ano é de 50 mil euros, passando os critérios de escolha por regras como o enquadramento da atividade no tema genérico – que este ano é «O Espírito do Lugar» – e no próprio espaço do monumento, com os seus constrangimentos logísticos, bem como a inovação da proposta, entre outros.

Grande aposta este ano é nos «serviços educativos» dos monumentos, ou seja, em propostas que «associem o aspeto lúdico ao aspeto pedagógico, a pensar nas crianças, nas famílias e nos seniores».

 

Ermida de Guadalupe recebe Divam_8

Mas estas não são as únicas novidades da edição de 2016 do DiVaM. O programa apresenta-se agora com uma imagem renovada, «inovadora, alegre, capaz de comunicar com os diferentes públicos» e tendo «uma centralidade na juventude», já que, como salientou a diretora regional de Cultura, «são os jovens que aparecem menos nestes espaços».

As atividades, como vem sendo hábito, concentram-se sobretudo fora da época alta do turismo, uma vez que, no Verão, «há muitas propostas culturais» e não vale a pena estar a duplicar a oferta.

Assim, as 52 atividades programadas, divididas nos ciclos «Música no DiVaM», «Patri per Form», «DiVaM para os + e – Pequenos», «Derivas Continentais», «DiVaM ao Ar Livre» e «Amatores in Situ», vão assim apresentar-se até Dezembro, na Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Ruínas Romanas de Milreu (Estoi, Faro), Monumentos Megalíticos de Alcalar (Portimão), e ainda nos Castelos de Aljezur, Paderne e Loulé.

A próxima iniciativa é já a primeira sessão do ciclo de palestras «Amatores in Situ – o Mundo Antigo visto por Aqueles que o Amam», marcada para quinta-feira, dia 7 de Abril, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu.

O ciclo pretende dar a conhecer o Mundo Antigo, através da Literatura, Arte, Filosofia e Arqueologia, bem como a sua contribuição para a época em que vivemos, sendo uma iniciativa da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, coordenada pela professora Adriana Nogueira. Esta primeira palestra terá como tema «A Identidade Feminina na Antiguidade sob o olhar de Medeia», por Alexandra Alves de Sousa.

Segue-se, no fim de semana seguinte, e para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, duas atividades relacionadas com os Monumentos Megalíticos de Alcalar: o seminário «Era uma vez na Pré-História», um encontro internacional sobre arqueologia experimental no Museu de Portimão (dia 15), e, no sábado, 16 de Abril, nova edição de «Um Dia na Pré-História», em Alcalar.

Ermida de Guadalupe recebe Divam_4
Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura, na apresentação do DiVaM

A diretora regional de Cultura fez ainda questão de salientar que, na edição de 2015 do DiVaM, o público «duplicou», passando de «2000 e tal para mais de 5000». Tendo em conta que, este ano, o programa custa 50 mil euros, Alexandra Gonçalves admite que se trata de «um investimento muito elevado por pessoa», mas garantiu que «tem retorno na formação de públicos», afinal um dos pilares desta «programação de qualidade».

O que se pretende, em última análise, é que «as pessoas e comunidades, sejam as residentes, sejam as visitantes, olhem para este património com um outro olhar, vivido com base em experiências e atividades culturais». Um desígnio que tem sido cumprido e que vai ganhando cada vez mais espaço.

A fechar a apresentação do DiVaM 2016, foram assinados os protocolos com as associações culturais participantes, seguindo-se o concerto «Jovens Talentos Algarvios», com José Nuno Matias, ao violino, e Francisco Monteiro, no acordeão.

Primeiro a solo, depois em duo, os dois jovens músicos interpretaram peças de Bach, Richard Galliano e Astor Piazzola, entre outros. No fim, arrancaram aplausos às cerca de quatro dezenas de pessoas que estiveram na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, numa tarde de sábado com sol envergonhado.

 

 

 

Veja mais fotografias da apresentação do DiVaM 2016:
(Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação)

 

 

 

Comentários

pub