Cidadania marítima chegou às escolas de Olhão e segue para as casas dos seus alunos

Se o entusiasmo dos alunos da Escola Básica da Cavalinha, em Olhão, servir de medida, o programa «Cidadania Marítima» parece […]

IMG_4326Se o entusiasmo dos alunos da Escola Básica da Cavalinha, em Olhão, servir de medida, o programa «Cidadania Marítima» parece condenado ao sucesso. 

A Capitania do Porto de Olhão começou na terça-feira, neste estabelecimento de ensino olhanense, uma série de ações que pretendem sensibilizar a população para o papel da Autoridade Marítima e para a segurança em meio aquático.

A iniciativa dirigiu-se aos mais pequenos, que ouviram o que o capitão do Porto de Olhão Rui Nunes Ferreira, o seu braço-direito chefe Adão e o agente Silva da Polícia Marítima tinham a dizer (quase) sempre com muita atenção. Depois da apresentação, os alunos da escola da Cavalinha não se acanharam e fizeram muitas perguntas, antes de experimentar alguns dos meios que estão ao dispor dos efetivos da Autoridade Marítima, na região. No final, a maioria dos alunos que assistiu à sessão insistiu em obter um autógrafo dos oradores.

IMG_4311Um entusiasmo que foi bem além das expetativas do comandante Rui Ferreira, que acabou surpreendido pelas crianças que o rodearam, a exigirem um autógrafo seu. Mas é um bom sinal, tendo em conta os objetivos desta iniciativa.

«Penso que conseguimos ter um bom impacto, as crianças demonstraram muito interesse. Foi uma experiência muito gira. As crianças, apesar da sua irreverência natural, reagiram muito bem, brincaram um bocado, pois trata-se de falar de coisas sérias a brincar, e penso que levaram daqui qualquer coisa sobre o que é a cidadania marítima», disse.

Rui Ferreira espera que, agora, as crianças transmitam em casa um pouco do que aprenderam sobre o que é a Autoridade Marítima, aquilo que a Polícia Marítima faz no dia a dia, sem esquecer o trabalho que está a fazer ao largo da Grécia, junto dos refugiados, e sobre boas práticas a observar nas zonas costeiras e no mar.

Até porque, apesar deste ser um projeto muito voltado para os mais novos, pretende chegar à população em geral. «Pretendemos que isto evolua muito mais. O Programa Cidadania Marítima não passa só por estas apresentações nas escolas, também queremos fazer uma limpeza na Ria Formosa e palestras. Temos uma série de atividades pensadas, que vão chamar à participação toda a população, sobretudo os mais jovens», revelou o comandante do Porto de Olhão.

«Hoje [terça-feira] foi o dia menos um deste programa, aqui em Olhão. A  importância deste projeto justifica um lançamento oficial, que vai acontecer no dia 1 de Maio, com a colaboração da Câmara de Olhão», explicou.

Este projeto, apesar de partir da Autoridade Marítima, pretende fomentar a participação, pelo que «quem tiver ideias de atividades, pode sugeri-las».

O objetivo oficial do programa Cidadania Marítima é «promover junto da comunidade uma cultura de segurança de pessoas e bens, dinamizar o civismo e cidadania e contribuir para a afirmação das zonas costeiras, enquanto espaços de lazer e diversão, alertando as populações para eventuais comportamentos de risco nos espaços do Domínio Público Marítimo e zonas balneares».

 

Veja todas as fotos da primeira sessão do programa «Cidadania Marítima»:

(Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação)

Comentários

pub