Câmara de Tavira investe 366 mil euros na rede viária de Cachopo

A freguesia de Cachopo, em Tavira, vai ser alvo de obras de pavimentação de várias ruas. A Câmara Municipal adjudicou […]

RelvaisA freguesia de Cachopo, em Tavira, vai ser alvo de obras de pavimentação de várias ruas. A Câmara Municipal adjudicou a empreitada à empresa José de Sousa Barra & Filhos, Lda. por cerca de 366 mil euros. O prazo de execução da obra é de seis meses.

O Largo Pedro Gamito e a Rua do Altinho, a Rua da Moagem, o caminho municipal de acesso aos Relvais e o troço da EM 397 entre o Monte da Ribeira e Cachopo são as vias que vão ser intervencionadas.

No Largo Pedro Gamito e Rua do Altinho, a obra «visa contribuir para a dignificação e melhoria da mobilidade e qualidade urbana na aldeia de Cachopo, equacionando a utilização de novos materiais articulados com mobiliário urbano portador de uma linguagem sóbria e moderna», explica a autarquia.

A solução encontrada pela Câmara «passa pela pavimentação do largo e da rua e formalização de linhas de drenagem que contribuam para o fácil escoamento das águas pluviais. O percurso automóvel e os acessos são definidos mediante guias de nível. A introdução de árvores materializa a distinção entre o percurso pedonal, automóvel e as zonas de estadias, conferindo ao espaço uma maior frescura e ensombramento».

Para o Município de Tavira, «a obra possibilita a valorização do espaço, a organização do estacionamento, a criação de zonas de estadia e de ensombramento, assim como a definição de guias de drenagem».

Já a Rua da Moagem vai ser reparada para «permitir uma circulação segura de pessoas e bens, numa largura média de 4 metros».

O caminho municipal de acesso aos Relvais também vai ser reparado no troço de estrada em direção a Alcaria.

O troço entre a EM 397 e o cruzamento para o Seixo «encontra-se em muito mau estado de conservação em consequência da circulação de viaturas de elevada tonelagem». Aqui, os trabalhos incidem no levantamento do pavimento, na abertura de caixa, na colocação de camadas de sub-base e base, na aplicação de camada de desgaste, na reposição de guias laterais, na limpeza de bermas e valetas, assim como na estabilização de talude.

Já no troço da EM 397 entre o Monte da Ribeira e Cachopo, a «pavimentação abrange uma largura média de 6,50m, beneficiando as condições de circulação e as medidas de segurança. Os trabalhos compreendem a aplicação de camada de desgaste em betão betuminoso e marcação de sinalização horizontal.

Para a Câmara de Tavira, «ao avançar com esta empreitada a autarquia continua a marcar passo na melhoria da circulação e segurança rodoviária do concelho».

Após as pavimentações na cidade, freguesia de Conceição e Cabanas; Luz de Tavira e Santo Estêvão é, agora, a vez da freguesia de Cachopo, num investimento global que ascende a €722 mil + IVA.

Comentários

pub