Alunos de Olhão vencem prémios em torneio de robótica

Os alunos do Clube de Robótica do Colégio Bernardette Romeira, de Olhão, venceram dois prémios no Torneio Nacional da FIRST LEGO […]

2016-097-torneio-first-leo-league-roboticaOs alunos do Clube de Robótica do Colégio Bernardette Romeira, de Olhão, venceram dois prémios no Torneio Nacional da FIRST LEGO League, uma competição de robótica, programação e inovação, que se realizou em março. Os alunos olhanenses, que participaram pela primeira vez no evento, garantiram o 1º prémio na categoria “Robot Design: Programação” e o 2º prémio na categoria “Projeto: Solução Inovadora”.

A competição decorreu no Instituto Superior Técnico, em Oeiras, e contou com a participação de alunos dos 9 aos 16 anos, divididos em 19 equipas de escolas de todo o país, de Braga ao Algarve, sendo as equipas do Colégio Bernardette Romeira as únicas com origem a sul de Lisboa.

Segundo a Câmara de Olhão, «o torneio dividiu-se em duas partes: a competição robótica propriamente dita e a apresentação de um projeto de uma solução inovadora que resolva um problema do mundo real relacionado com o tema da poluição».

O robot apresentado foi um modelo EV3 Educator que utiliza sensores de rotação (giroscópio) e ultrassónico (distância) para movimentar-se pelo tapete e aproximar-se dos locais das missões propostas na competição.

«No projeto, foi analisada a poluição na Ria Formosa, que afeta a sobrevivência de algumas das espécies que ali habitam, e identificada a necessidade de reutilizar de forma criativa parte do lixo encontrado. No seguimento dessa pesquisa, os alunos encontraram uma forma inovadora de reutilizar as latas através da construção de brinquedos construídos com esses materiais», conta a autarquia olhanense.

O FIRST LEGO League (FLL) é um programa para crianças dos 9 aos 16 anos que foi desenhado para lhes despertar interesse pela ciência e tecnologia e conferir-lhes competências importantes para o seu futuro.

Comentários

pub