Aluno de Olhão vence medalha de ouro nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática

  Wanghao Zhu, aluno do 9º ano do Colégio Bernardette Romeira, em Olhão, alcançou o 1º lugar na categoria A nas […]

 

2016-096-olimpiadas-matematica-Wanghao-Zhu-OuroWanghao Zhu, aluno do 9º ano do Colégio Bernardette Romeira, em Olhão, alcançou o 1º lugar na categoria A nas XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática 2015/2016. Esta competição, que decorreu no concelho de Oeiras, reuniu os 30 melhores alunos nacionais de cada categoria.

Para além da medalha de ouro, este aluno terá também a oportunidade de participar nos estágios Delfos, dinamizados pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde irá preparar-se para outras competições, nomeadamente a fase de seleção para as Olimpíadas Internacionais, que se irão realizar em julho, em Hong Kong.

No final da competição, Wanghao Zhu encontrava-se muito satisfeito: «Fiquei bastante surpreendido porque a prova da segunda fase não me correu bem e por isso não esperava ser apurado para a fase final. Mas quando recebi um e-mail da organização das Olimpíadas Portuguesas da Matemática a dar-me as felicitações por ter sido apurado para a fase nacional, fiquei muito contente. Foi uma das melhores notícias da minha vida», disse o jovem.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.

 

Comentários

pub