Secretário de Estado do Ambiente inaugura nova ETAR de Vila do Bispo (com fotos)

Não foi bem a inauguração, mas quase. O secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins descerrou hoje, 24 de março, […]

etar vila do bispo_17Não foi bem a inauguração, mas quase. O secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins descerrou hoje, 24 de março, a placa da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila do Bispo e Sagres, que deve entrar em funcionamento em Junho próximo.

A obra, realizada pela empresa Águas do Algarve, significou um investimento que rondou os 2,3 milhões de euros e irá servir mais de 14 mil habitantes em época alta, permitindo tratar um caudal de cerca de 3 mil metros cúbicos por dia.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo salienta que «a conclusão desta infraestrutura vem colocar um ponto final num longo processo que envolveu a sua construção e a dificuldade na aquisição do terreno. Para ultrapassar este último obstáculo, a obra acabou por ser executada num terreno da Câmara Municipal, sito em Estreitura (Ponte da Granja), freguesia de Vila do Bispo e Raposeira».

A nova ETAR irá tratar as águas residuais de uma parte do concelho de Vila do Bispo, nomeadamente as que atualmente afluem às estações de tratamento de Vila do Bispo, Raposeira e Hortas de Tabual, bem como os efluentes que até agora eram eliminados através da Estação Elevatória do Emissário Submarino do Martinhal (Sagres).

Segundo a empresa Águas do Algarve, a nova ETAR, que contou com cofinanciamento no âmbito do QREN, irá concentrar «numa única instalação o tratamento que até então era realizado de forma dispersa em pequenas e antigas ETAR, agora desativadas».

A autarquia salienta que, «com a entrada em funcionamento desta infraestrutura, serão desativadas estas instalações de tratamento», que tinham «um grau de tratamento deficiente», com isso «incrementando uma melhoria substancial no meio onde atualmente se efetuam as suas descargas».

ETAR Vila do Bispo_quase inauguração_2Para o presidente da Câmara Adelino Soares, a nova ETAR significa «o culminar de várias diligências realizadas pela Câmara Municipal para que esta obra se concretizasse e que agora irá permitir uma a melhoria substancial da qualidade de vida ambiental no concelho, dado que é uma resposta adequada às necessidades do município».

Adelino Soares aproveitou a presença do secretário de Estado do Ambiente no concelho para lançar o desafio ao governo central para construir uma nova ETAR em Burgau.

Para as Águas do Algarve, esta obra significa uma melhoria dos níveis de tratamento das águas residuais e consequentemente da qualidade do efluente a ser devolvido aos cursos naturais. A nova ETAR irá dispor ainda de uma linha dedicada e adequada ao tratamento de efluentes provenientes de limpa-fossas.

A visita do secretário de Estado do Ambiente a Vila do Bispo foi aproveitada por um grupo de manifestantes para fazer um protesto silencioso contra a eventual exploração de petróleo no Algarve.

Comentários

pub