Pode nevar em 10 distritos, mas o Algarve fica de fora

A neve pode voltar a cair amanhã, dia 30 de Março, a cotas mais baixas, ou seja, acima dos 400 […]

A neve pode voltar a cair amanhã, dia 30 de Março, a cotas mais baixas, ou seja, acima dos 400 a 600 metros, nos distritos de Bragança, Braga, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra. Por essa razão, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esses 10 distritos sob Aviso Amarelo.

Apesar de o distrito de Portalegre não se encontrar entre os que estão sob aviso, o IPMA admite que há «uma possibilidade de queda de neve na serra de São Mamede, acima dos 600/800 metros para o final do dia».

O IPMA explica que, «devido a uma superfície frontal fria, que irá passar o Minho e Douro Litoral no início da tarde do dia 30 (quarta-feira), progredindo para sueste, prevê-se períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros durante a tarde, com queda de neve nas terras altas, descida acentuada da temperatura e aumento da intensidade do vento».

Assim, a partir da tarde, ocorrerá queda de neve acima dos 1000 metros na região Norte, em especial nas serras da Peneda-Gerês, Larouco, Alvão, Marão e Montezinho, e na região Centro, sobretudo nas serras da Estrela e Montemuro, podendo a queda de neve chegar aos 400/600 metros em alguns locais destas regiões.

Durante a tarde de amanhã, irá também aumentar a intensidade do vento, soprando temporariamente forte e com rajadas até 80 km/h no litoral oeste e nas terras altas.

Isto levou o IPMA a colocar sob Aviso Amarelo os distritos mais a Sul: no Algarve e ainda nos distritos de Beja, Setúbal, Lisboa, Leiria, aquele instituto prevê, ao longo da costa ocidental, vento moderado a forte de norte, com rajadas que podem atingir os 80 km/hora. Neste caso, o aviso será válido entre as 18h00 e as 21h00 desta quarta-feira, dia 30.

Comentários

pub