Palestras e visitas de campo dão a conhecer charcos temporários em Vila do Bispo e Odemira

Palestras e saídas de campo temáticas para dar a conhecer a biobiversidade dos Charcos Temporários Mediterrânicos, nos concelhos de Vila […]

Charcos_31Palestras e saídas de campo temáticas para dar a conhecer a biobiversidade dos Charcos Temporários Mediterrânicos, nos concelhos de Vila do Bispo e Odemira, estão previstas para os dias 3 e 9 de Abril. Trata-se de atividades no âmbito do projeto LIFE Charcos, com o objetivo de sensibilizar para a importância e fragilidade destes habitats naturais.

No dia 3 de abril, às 14h30, será promovida a iniciativa “À descoberta do Triops vicentinus”, que inclui uma palestra no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, seguida de saída de campo a vários charcos para observação de grandes branquiópodes e outros habitantes dos charcos temporários.

O ponto de encontro será às 14h30, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, ou, para quem for do Alentejo, partida do Cais de Odemira, às 13h00, em autocarro do Município, mediante inscrições limitadas a 25 participantes.

No dia 9 de abril, serão realizadas duas iniciativas na Pousada de Juventude de Almograve, no concelho de Odemira. Entre as 14h30 e as 18h00, decorrerá uma sessão de esclarecimento sobre o Projeto Life Charcos, seguida de visita de campo e lanche convívio. Para as 19h30, está agendada a iniciativa “À descoberta da fauna noturna”, com palestra e visita de campo para observação de anfíbios e morcegos.

Triops vicentinus
Triops vicentinus

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, através dos contactos [email protected] / 961620611 e 967769797. Todos os participantes devem levar roupa confortável e calçado impermeável.

O projeto LIFE Charcos visa a conservação deste habitat prioritário, que se encontra ameaçado devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural.

O projeto está implementado no Sítio de Interesse Comunitário da Costa Sudoeste da Rede Natura 2000, parcialmente coincidente com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nas charnecas de Odemira e planalto de Vila do Bispo, onde se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional.

O projeto LIFE Charcos é coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza, em parceria com a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, Município de Odemira e a Associação de Beneficiários do Mira.

Comentários

pub