Luís Gomes em Lisboa para falar da aposta de VRSA em água e saneamento

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes vai dar a conhecer o trabalho desenvolvido […]

Obras_Novas redes de saneamento de VRSAO presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes vai dar a conhecer o trabalho desenvolvido na infraestruturação total do concelho com novas redes de abastecimento de água e de saneamento, ao abrigo do qual foram aplicados 60 milhões de euros, no 13º Congresso da Água, em Lisboa.

O edil algarvio participará na mesa-redonda dedicada ao tema «Modelos de gestão dos serviços de água», agendada para esta terça-feira, às 17h30, no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

«Este, que é o maior investimento em infraestruturas jamais realizado em VRSA, é também uma resposta às exigências de Bruxelas em matéria ambiental, requisitos que obrigaram o município a endividar-se para cumprir todas as diretivas europeias, evitando assim multas pesadas ao estado português», segundo a Câmara de VRSA.

Em paralelo, o autarca vila-realense irá apresentar as bases do futuro modelo de gestão concessionada das redes de água e saneamento a implementar no município de VRSA.

«O modelo, que será lançado através de concurso público, permitirá à autarquia não só recuperar o investimento efetuado em matéria de redes, nos últimos 10 anos, mas também aumentar a capacidade de reposta a anomalias e falhas de serviço, minimizando os riscos de operação e manutenção, em especial no Verão, quando a população do concelho mais que quintuplica», assegurou a autarquia.

Novas redes de abastecimento e de saneamento_VRSAAlém de Luís Gomes, a sessão desta terça-feira conta com as participações de Orlando Borges (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), Afonso Lobato Faria (Águas de Portugal) e Manuel Moras (EMAR – Águas e Resíduos de Vila Real).

O Congresso da Água é promovido pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e mobiliza centenas de participantes nacionais e estrangeiros, em particular do Brasil e de outros países de língua oficial portuguesa. «Este evento é reconhecido como um fórum técnico de excelente qualidade, possuindo grande acolhimento pela comunidade técnica e científica ligada aos recursos hídricos», enquadra a autarquia vilarealense.

Na edição deste ano estão previstas 7 mesas redondas, além das 2 palestras de oradores convidados, a que se somam mais de 100 comunicações e 50 posters.

Nas mesas redondas, os participantes terão oportunidade de debater os objetivos de desenvolvimento sustentável e a gestão de recursos hídricos, o modelo de governança dos recursos hídricos, o estado das massas de água em Portugal, os planos de gestão de região hidrográfica em preparação pela administração, os planos setoriais de desenvolvimento dos principais utilizadores da água, a organização dos serviços da água e, ainda, os programas em implementação no Brasil e nos países africanos de expressão portuguesa.

Comentários

pub