Loulé vai mostrar-se no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa

A exposição intitulada “Loulé – Território, Memória e Identidade”, a promover «previsivelmente durante o segundo semestre de 2016 e o […]

protocolo museus de loulé e nacional de arqueologia_1A exposição intitulada “Loulé – Território, Memória e Identidade”, a promover «previsivelmente durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017», vai estar patente na galeria de exposições temporárias do Museu Nacional de Arqueologia, situada na ala poente do piso térreo do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Para dar corpo a esta mostra, que será montada em conjunto pelos Museus Municipal de Loulé e Nacional de Arqueologia, foi esta manhã celebrado, em Lisboa, um protocolo entre a Câmara de Loulé, representada pelo seu presidente Vítor Aleixo, e a Direção-Geral do Património Cultural, representada pela diretora-geral Paula Araújo da Silva.

Esta exposição, que terá a duração de pelo menos seis meses, destinada a um público nacional e internacional, revelará o território do atual concelho de Loulé, através das coleções do Museu Nacional de Arqueologia daqui provenientes, incluindo a designada coleção “Estácio da Veiga”, do acervo do Museu Municipal de Loulé, da Vilamoura World/Estação Arqueológica do Cerro da Vila e ainda dos espólios de escavações mais recentes, nomeadamente resultantes de intervenções na área urbana.

protocolo museus de loulé e nacional de arqueologia_2Cronologicamente, a exposição será balizada entre os mais antigos vestígios da ocupação humana no atual concelho de Loulé e 1384, data das mais antigas Atas de Vereação conhecidas em Portugal.

O presidente da Câmara Vítor Aleixo enfatizou que a assinatura deste protocolo “é muito importante para Loulé, porque este executivo municipal valoriza e investe fortemente na Cultura, onde o Património tem um papel de destaque”.

O autarca acrescentou que se trata de uma oportunidade de “provocar um encontro entre os jovens e os louletanos em geral e o seu valioso património cultural, num lugar tão significativo como é o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa”.

Por seu turno, a diretora-geral do Património Cultural considerou ser “um dia feliz”, sublinhando que a exposição permitirá “contribuir para ganhar novas gerações para o Património, significando, igualmente, gerações com mentalidade aberta para construir um futuro melhor para Portugal”.

Comentários

pub