Festival MED 2016 promove 5 estreias absolutas a nível nacional

As estreias absolutas em Portugal de Mbongwana Star (Congo), Danakil (França), Moh! Kouyaté (Guiné-Conacri), Blick Bassy (Camarões) e Chico Correa […]

Mbongwana Star
Mbongwana Star

As estreias absolutas em Portugal de Mbongwana Star (Congo), Danakil (França), Moh! Kouyaté (Guiné-Conacri), Blick Bassy (Camarões) e Chico Correa (Brasil) vão acontecer na edição de 2016 do Festival MED, que vai decorrer no centro histórico de Loulé entre 30 de Junho e 3 de Julho.

A Câmara de Loulé anunciou mais cinco artistas e bandas que irão estar presentes no conceituado festival de música do mundo, que se juntam aos dez que já haviam sido anunciados, no início do mês, no lançamento do cartaz do MED.

Durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, ficou-se a saber que o festival irá contar com as presenças das portuguesas Isaura e Aldina Duarte, as madrinhas desta edição do evento, e de Dubioza Kolektiv (Bósnia e Herzegovina), Tinariwen (Mali), Emicida (Brasil), Hindi Zahra (Marrocos/França), Alo Wala (Dinamarca/Noruega/Estados Unidos), Ana Tijoux (Chile), António Zambujo (Portugal) e Capicua (Portugal).

Os restantes nomes serão anunciados, faseadamente, até 20 de Maio, dia para o qual está agendado o evento de apresentação do cartaz completo, que contará com a atuação da cabo-verdiana Teté Alhinho.

Os bilhetes para o MED 2016 já estão disponíveis online. O bilhete diário custa 10 euros, enquanto o bilhete festival, que dá acesso aos três dias de concertos, custa 25 euros. Mais uma vez, haverá o bilhete diário de família, por 25 euros, com o qual podem entrar no recinto dois adultos e duas crianças até aos 16 anos.

 

Saiba mais sobre os artistas cuja presença no MED foi agora anunciada:

Mbongwana Star é uma banda recém-formada por Coco Ngambali e Theo Nzonza, ex-fundadores do mítico grupo Staff Benda Bilili, constituída por sete elementos da República Democrática do Congo. Nos bairros periféricos de Kinshasa, as formações musicais são recicladas como tudo o resto. Música e instrumentos musicais, moda, arte, bijuteria, engenhocas de pedais e veículos a motor, todos se levantam e se reconstituem a partir do inesgotável amontoado de sucata. Coco e Theo recolheram as peças necessárias a uma nova banda com elementos mais jovens, reunindo-os com o nome de Mbongwana Star – ‘mbongwana’ significa ‘mudança’. O seu primeiro disco, editado pela conceituada World Circuit Records, saiu no mercado em junho de 2015 e foi aclamado mundialmente.

Danakil
Danakil

Danakil é um fenómeno do reggae francês, fundado em 2000, ano em que lançou a sua primeira demo que viria a atingir 1 milhão de vendas. Só em 2006 é lançado o seu primeiro álbum. As suas músicas falam de temas como as desigualdades sociais entre o Norte e Sul, as dificuldades em África, a hipocrisia política, os problemas ambientais ou o consumismo da sociedade atual, transmitindo a ideia de um mundo utópico, onde a liberdade contrasta com os nossos dias. A sua sonoridade é fortemente influenciada por nomes como Mighty Diamonds, Israel Vibration, Third World, Don Carlos, Steel Pulse e Brahim. Ao longo da sua carreira receberam já diversos prémios, entre os quais, Best French Reggae Award, nos Web Reggae Awards 2008, Best French Reggae Album Award, nos 2012 Reggae Victory Awards e Best French Reggae Album para Echos du Dub e Best Live Album para Live on Air a la Cigale, nos 2013 Reggae Victory Awards.

Moh! Kouyaté
Moh! Kouyaté

Moh! Kouyaté também irá pisar os palcos portugueses pela primeira vez. Esta banda combina o género do Mandingo tradicional e o Afro Beat ou Funky, em Soussou, Malinka, Djahanké, Pulaar e Francês. Moh! fala de felicidade, dificuldades do dia-a-dia, exílio, dúvidas do quotidiano da Guiné, luta e esperança.

Blick Bassy
Blick Bassy

Blick Bassy, cantor/compositor, nasceu na República dos Camarões, em 1974, e cresceu na capital, Yaoundé, tendo apenas tomado contacto com a cultura dos seus antepassados Bassa, na aldeia dos avós, para onde foi viver, aos dez anos. Aos dezassete anos forma a primeira banda Jazz Crew, seguidos dos Macase, em 1996. Lança, com os Macase, os álbuns Etam (1999) e Doulou (2003). Deixa os Macase em 2005 e muda-se para Paris, onde faz trabalhos com Manu Dibango, Cheick Tidiane Seck, Lokua Kanza e Etienne Mbappe antes de assinar contrato e lançar o seu álbum de estreia, Léman (Espelho), como artista a solo, a 19 de maio de 2009.

Chico Correa
Chico Correa

Chico Correa é também um ativo produtor, DJ e artista ao vivo. Os seus temas são influenciados pelos ritmos da música popular brasileira, como o Coco, o Samba e o Baião, misturando o som do Nordeste Brasileiro com 0 eletrónico. No Festival MED sobe ao palco na sua qualidade de DJ, onde promete levar a multiculturalidade do Brasil para as novas vagas da eletrónica.

Comentários

pub