Primeiro caminhar e depois acampar com estilo no Festival do Ameixial

Há uma nova forma de acampar, que alia o contacto direto com a natureza ao conforto, ao glamour e ao […]

GlampingHá uma nova forma de acampar, que alia o contacto direto com a natureza ao conforto, ao glamour e ao estilo. O conceito de Glamping está em crescimento, um pouco por todo o mundo, e poderá desenvolver-se a breve trecho, também, no Algarve. Pelo menos, esse é o desejo dos organizadores do Festival de Caminhadas do Ameixial, que irão dedicar umas jornadas técnicas a este tipo de campismo, no dia 22 de Abril.

Esta é apenas uma iniciativa de um amplo programa, onde cabem (muitas) caminhadas, com os mais variados temas e motivos de interesse, mas também outro tipo de iniciativas, como workshops, animação e seminários. O Walking Festival do Ameixial de 2016 decorre de 22 a 25 de Abril, na aldeia do interior de Loulé que lhe dá nome.

O nome Glamping é uma junção das palavras glamour e camping. E é precisamente isso que se oferece. A tenda não deixa de estar presente, mas é um tipo de estrutura alta e ampla, onde se pode circular com toda a comodidade. E, claro, só têm de dormir no chão os puristas do campismo, já que há soluções para passar a noite de forma mais confortável.

Glamping_Tenda Yurt

A jornada técnica que terá lugar no Ameixial dará a conhecer o conceito de Glamping, mas não só. Nesta iniciativa serão revelados outros aspetos, que podem ser particularmente úteis às empresas que trabalham na área do turismo da Natureza, nomeadamente quem são os potenciais utilizadores desta oferta e como se obtém licenças, de modo a poder vender este produto.

O evento vai dar a conhecer dois casos-estudo, de experiências que já estão a ser feitas nesta área, no nosso país. Também estará presente um representante do Turismo de Portugal, que prestará esclarecimentos sobre este tipo de projetos e o seu enquadramento legal.

«A discussão de novas formas de utilização sustentável do território, atraindo turistas para descobrir e usufruir o território, gerando um retorno direto na economia local, ajudando a fixar as comunidades e a promover uma maior identidade com os valores naturais e culturais da Serra, é parte dos objetivos gerais do Walking Festival Ameixial, que procura, desta forma, contribuir para a valorização dos recursos do interior algarvio e para a sua dinamização económica», enquadram os organizadores do Festival de Caminhadas.

Além de divulgar e discutir o conceito de Glamping, o Walking Festival Ameixial dará a oportunidade aos visitantes de experimentá-lo. Na aldeia do interior de Loulé, serão montadas destas tendas especiais, que podem ser alugadas pelos participantes no festival.

O evento, que decorrerá no fim-de-semana prolongado (o feriado de 25 de Abril calha a uma segunda-feira), é uma iniciativa do Município de Loulé e da QRER – Cooperativa de Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, com organização da ProActivetur e do Projeto ESTELA, contando ainda com a parceria da Junta de Freguesia de Ameixial, do Grupo Desportivo de Ameixial, da Direção Geral do Património Cultural, do Museu Municipal de Loulé, do jornal Sul Informação, da Região de Turismo do Algarve e da Câmara Municipal de Almodôvar.

Comentários

pub