Desidério Silva quer passar da conversa à ação no combate à sazonalidade

No Algarve, «fala-se muito de sazonalidade» e o diagnóstico deste problema que afeta fortemente o turismo da região «está feito». […]

Desidério Silva na BTL 2016No Algarve, «fala-se muito de sazonalidade» e o diagnóstico deste problema que afeta fortemente o turismo da região «está feito». E até há «forte sintonia com secretaria de Estado do Turismo e com o Turismo de Portugal» sobre as formas de o combater. Agora, defendeu o presidente da Região de Turismo do Algarve Desidério Silva, é preciso passar da conversa à ação e fazer um «esforço conjunto» para que esta realidade se torne algo do passado.

«Trazer turistas para a região entre Outubro e Maio é o o principal enfoque da nossa intervenção. E quando temos os municípios, o Governo e o Turismo de Portugal num processo de interligação, como o que há neste momento, penso que estão reunidas as condições para podermos dar a volta por cima», disse, em declarações ao Sul Informação.

O combate à sazonalidade foi um tema central do discurso do presidente da Região de Turismo do Algarve, esta quinta-feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa, durante a apresentação das novidades que a entidade tem “na manga” para 2016. E todas elas vão no sentido de passar a trazer mais turistas na época baixa.

Aliás, se Desidério Silva fosse turista, «era nesse período que vinha passar férias ao Algarve».

Algarve na BTL de 2016_12

As proposta que a RTA apresentou na feira de Turismo lisboeta vão todas no sentido de atrair turistas durante todo o ano, apostando nos nichos de mercado complementares ao Sol e Praia, nomeadamente o turismo cultural, de natureza e desportivo.

Duas aplicações para dispositivos móveis, uma sobre a rota Omíada e outra dedicada aos eventos da região «com um mapa digital dinâmico», a Algarve Nature Week, que divulgará a oferta de turismo de natureza da região, em Abril, e o projeto Cycling Algarve, que quer colocar os quem nos visita a pedalar, são apenas exemplos.

No caso das aplicações móveis, trata-se da aposta da RTA em chegar de forma mais eficaz aos turistas e potenciais visitantes da região. «Hoje em dia, qualquer pessoa tem um smartphone, que consulta constantemente», ilustrou o presidente da RTA. A ideia é que passem, também, a ter acesso facilitado ao que se passa na região, através dos seus dispositivos móveis.

As apps são gratuitas e estarão disponíveis para as plataformas IOS (Mac) e Android.

Já o Cycling Algarve, projeto realizado em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, é uma aposta muito focada no período fora do Verão, quando as condições são ideais para praticar ciclismo e fazer caminhadas.

As entidades envolvidas no projeto identificaram 47 percursos para ciclismo de estrada, rotas circulares que terão 4 níveis de dificuldade distintos. O objetivo é, não só, atrair ciclistas amadores, mas também profissionais.

Na mesma linha, está em curso o estudo Cycling e Walking, promovido pela RTA e pelo Turismo de Portugal. A apresentação dos resultados deste estudo serão apresentados no dia 17 de Março, na sede da RTA, numa sessão em que participará a secretária de Estado do Turismo.

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Desidério Silva aproveitou o muito público que se juntou no espaçoso stand do Algarve da BTL – o Algarve é o destino nacional convidado da BTL 2016-, durante a apresentação, para enumerar alguns eventos que se realizarão na região, como o Crosse das Amendoeiras, em Albufeira, os campeonatos do Mundo de Optimist, em Vela, e de Acordeão, bem como a Concentração Motard de Faro, que, considera, ajudam  estruturar a oferta turística fora da época alta.

Neste campo, Desidério Silva deixou uma mensagem clara. «Não podemos ter a oferta [de alojamento] fechada na época baixa, quando oferecemos turismo de natureza e cultural», dado que isso limita a capacidade de atração da região.

«Ainda estamos numa região em que alguns não querem fazer nada em benefício dos outros. Isso não pode acontecer», defendeu.

A Bolsa de Turismo de Lisboa vai durar até domingo e estão previstas diversas iniciativas no espaço do turismo algarvio, dinamizadas por diferentes entidades ali representadas.

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