Beta Talk de Março disse “Cuckuu!” ao futuro

A Beta Talk de Março olhou para o futuro. No mês da juventude, a iniciativa saiu do Teatro Municipal de […]

Beta-Talk-7A Beta Talk de Março olhou para o futuro. No mês da juventude, a iniciativa saiu do Teatro Municipal de Portimão e visitou a Escola Secundária Poeta António Aleixo, no dia 16 de março. Os dois convidados deste mês representaram aquelas que podem ser duas novas carreiras profissionais na era digital. Beatriz Palma, fashion blogger, e João Jesus, fundador da aplicação Cuckuu, deram os seus exemplos enquanto empreendedores a uma plateia que se mostrou interessada e que fez várias perguntas.

No caso de Beatriz Palma, autora do blogue A Be-atriz e consultora de imagem, em Faro, o gosto pela moda levou-a a “lançar-se” na internet e começou a angariar mais e mais seguidores. Depois, passou daquilo que fazia online para o “cara-a-cara” com as pessoas, prestando vários serviços enquanto consultora de imagem. Idas às compras com os clientes, renovação de guarda-roupa, ou um “total makeover” são algumas das ofertas.

Beta Talk (3)Já João Jesus deixou uma carreira de fotógrafo e formador para se dedicar a uma ideia, quando tinha 32 anos. Uma ideia que já ultrapassou as fronteiras do Algarve e chegou longe, muito longe. O Cuckuu, que desenvolveu com o seu colega Peu Fraga, que conheceu na ETIC, em Portimão, já foi considerada uma das 8 melhores Apps da Europa e a revista Forbes considerou o Cuckuu como uma startup a “manter debaixo de olho”.

Mas o que é o Cuckuu? O Cuckuu «foi uma tentativa de arranjar uma maneira motivadora de acordar», explicou João Jesus. Esta é uma aplicação de alarmes, mas, ao contrário de um tradicional despertador, é possível partilhar rotinas com outras pessoas, funcionando também como uma rede social. Se o seu despertador tocar às 9h00, quem seguir o seu alarme, vai receber uma notificação simultânea e poderá dar-lhe um «bom dia», através de uma mensagem, foto, vídeo… ajudando-o a começar o dia mais bem-disposto.

Este é apenas um dos exemplos das funcionalidades do Cuckuu, que nasceu em Portimão, numa folha de papel, foi posto em prática na Índia, e “voou” para Lisboa, onde está instalada, atualmente, a maior parte da equipa liderada por João Jesus.

Beta Talk (4)Esta aplicação, para Android e iOS, já convenceu mais de 20 mil pessoas a instalá-la e está agora a convencer artistas e marcas que precisam dela, para alertar para lançamentos ou colocar os fãs a par do que andam a fazer. João Jesus fez uma revelação curiosa: «vamos falar com a Bayer, para bater o recorde do mundo de mulheres a tomar a pílula em simultâneo».

Neste momento, há parcerias estabelecidas com o Rock in Rio, a MTV ou com o cantor Agir, havendo o objetivo de atrair para a aplicação bloggers e youtubers. O Cuckuu tem ainda uma vertente competitiva associada. Quando um alarme toca, à medida que vai sendo desativado pelos utilizadores que o seguem, é criado um “ranking” por ordem de desativação. Ora isto é útil para ações promocionais, por exemplo.

Quem esteve na Beta Talk de março ficou convencido de que o Cuckuu pode muito bem ser a «next big thing, porque tudo gira à volta do tempo».

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

Fotografia: Diana Shemechko e Alexandra Ciobanu, alunas do Curso Técnico de Multimédia- AEPAA

Comentários

pub