Albufeira assina protocolo para disponibilizar espólio do jornal «A Avezinha»

A Câmara de Albufeira assinou um protocolo com a Biblioteca-Museu do jornal « A Avezinha», de modo a disponibilizar ao […]

Biblioteca Museu do Jornal Avezinha - Associação CulturalA Câmara de Albufeira assinou um protocolo com a Biblioteca-Museu do jornal « A Avezinha», de modo a disponibilizar ao público o espólio deste periódico algarvio, fundado em Paderne, a 21 de Fevereiro de 1921.

Munícipes e visitantes vão ter a oportunidade de aceder à vasta coleção de edições, livros e maquinaria que, ao longo do tempo, permitiu a saída do jornal.

Segundo a Câmara de Albufeira, com este protocolo será possível mostrar ao público «uma biblioteca com o acervo bibliográfico do jornal».

Também a Biblioteca Municipal Lídia Jorge «irá dispor de uma cópia fac-similada de todas as publicações do «A Avezinha», jornal que, em 20 de Agosto de 2007, deu nome a uma rua da cidade de Albufeira.

Fundado por quatro mulheres – Maria Marques, Maria Elói, Maria Mendes e Maria Correia -, o jornal surgiu, no início do ano de 1921, da necessidade de apoiar as pessoas carenciadas da aldeia de Paderne.

As duas primeiras edições, em Março e Abril de 1921, foram manuscritas e apresentavam s seus contos e poemas.

Como a venda se traduziu em sucesso, o então pároco de Paderne, Padre João dos Santos Silva, tomou a iniciativa de editar o jornal, ficando como o seu diretor. Assim, a partir do seu terceiro número (17 de Julho de 1921) o jornal passa a ser editado na Praça da República, em Paderne, tendo como diretor o pároco e como editor José Gaspar Rodrigues.

A impressão era feita em Faro. O Padre João dos Santos Silva passou depois a ser o editor, além de diretor.

Até 1936, o jornal era mensal e trazia artigos das fundadoras e de outras mulheres, também com pseudónimos, como Camélia, Gardénia, Margarida, Orquídea e outros. Nesse ano foi suspenso, para só retornar depois do 25 de Abril com Arménio Aleluia Martins, um dos mais carismáticos nomes da cultura e do jornalismo algarvio, que, em Maio de 1977, por cortesia, cedeu a direção do jornal a uma das fundadoras, Maria da Conceição Elói (a Madressilva).

A numeração da edição foi reiniciada, indicando que se tratava da segunda série (Maio de 1977 foi a edição número 1 da segunda série).

Mas a numeração do ano do jornal passou depois a ser em relação ao ano de 1921: por exemplo, a edição comemorativa dos 75 anos, em 1996, é identificada como Ano 75 (2.ª série, n.º 541) 14 de Março de 1996. Esta numeração do ano e da edição manteve-se até hoje e ainda com Arménio Aleluia Martins à frente deste título.

Em Abril de 1983, o jornal passou a ser publicado quinzenalmente e, em Janeiro de 1984, semanalmente. No começo do século XXI, o jornal era semanal e estava disponível em página específica na Internet (www.jornalavezinha.com).

Atualmente, o jornal «A Avezinha» é apenas mantém alguma atividade através de publicações na rede social facebook, enquanto uma parte do seu espólio pode ser visitada aqui.

Comentários

pub