A vida no ninho da águia-de-Bonelli está em exposição no Centro Cultural de Vila do Bispo

A exposição de fotografia «Águia-de-Bonelli – a vida no ninho», de José Carlos Lopes, está patente no Centro Cultural de […]

águia bonelliA exposição de fotografia «Águia-de-Bonelli – a vida no ninho», de José Carlos Lopes, está patente no Centro Cultural de Vila do Bispo, até ao dia 4 de março, entre as 9h00 e as 17h00.

A mostra, composta por 23 fotografias, «dá a conhecer de forma emotiva o quotidiano de um casal de águias-de-Bonelli que nidificam na Serra de Monchique, acompanhando a evolução das suas crias desde a eclosão até aos primeiros voos», adianta a Câmara de Vila do Bispo.

A águia-de-Bonelli (Aquila fasciata) é uma das aves de rapina mais raras de Portugal, encontrando-se classificada, a nível nacional, com o estado de conservação “Em Perigo”. Em Portugal, conta com uma população de cerca de 100 casais. Mais de 70% nidifica a sul do Tejo, quase exclusivamente em árvores, ao contrário do resto do país.

Esta é considerada uma ave de médio porte. A época de reprodução ocorre muito cedo, entre meados de janeiro e o início de fevereiro, habitualmente com a postura de dois ovos. A incubação dura cerca de 40 dias e os juvenis deixam o ninho entre os 65 e os 70 dias de idade.

A autarquia de Vila do Bispo realça que a águia-de-Bonelli pode ser observada também naquele concelho.

José Carlos Lopes, natural e residente em Monchique, conta já com várias exposições de fotografia individuais e coletivas no Barlavento algarvio.

Comentários

pub