Trabalhos de construção da Avenida Norte de Quarteira já começaram

Os trabalhos de construção da Avenida Norte de Quarteira começaram esta segunda-feira. Esta nova avenida vai integrar o troço entre a […]

Construção da Av.Norte de QuarteiraOs trabalhos de construção da Avenida Norte de Quarteira começaram esta segunda-feira. Esta nova avenida vai integrar o troço entre a rotunda na principal entrada da cidade e a EN 396, em direção a Loulé.

Segundo a Câmara de Loulé, «por se enquadrar dentro da área urbana, já que o limite norte da intervenção coincide com a placa de início de localidade, o troço urbano desta estrada passará a ter as características de uma avenida infraestruturada, arborizada, ajardinada, iluminada, dotada de passeios, de zonas de atravessamento de peões e de mobiliário urbano, impondo, assim, uma melhoraria do fluxo no trânsito e a redução de velocidade nos pontos mais problemáticos da via».

A autarquia adianta que «a estrada atual passará a ter duas faixas automóveis no sentido Loulé-Quarteira e incluirá uma faixa ciclável e a construção de duas plataformas, respetivamente a nascente e a poente, separadas por uma faixa ajardinada que incluirá as árvores que se pretendem manter. A plataforma a nascente, a parte mais visível da obra, suportará uma faixa automóvel com sentido Quarteira-Loulé, uma via ciclável e passeio. A plataforma poente será ocupada por passeio».

Apesar de esta obra pretende preservar os pinheiros e cedros já existentes na via, vinte destas árvores «encontram-se mortas ou doentes pelo que serão abatidas e substituídas, prevendo-se a plantação de mais de uma centena de novas árvores».

A Câmara de Loulé explica ainda que a intervenção na EN 396 «passará apenas por este troço pois, apesar das intenções da Autarquia em requalificar toda a extensão da via, a restante parte da estrada está afeta à IP Infraestruturas de Portugal e não ao Município».

Comentários

pub