SPEA e Toyota lançam projeto para preservação da Lagoa dos Salgados e Barrinha de Esmoriz

O projeto “Cidadania pela Natureza – conservação de áreas protegidas”, que vai decorrer em duas Áreas Importantes para as Aves […]

Lagoa dos Salgados
Lagoa dos Salgados

O projeto “Cidadania pela Natureza – conservação de áreas protegidas”, que vai decorrer em duas Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA – Important Bird and Biodiversity Area), a Lagoa dos Salgados (Albufeira/Silves) e a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos (Ovar/Espinho), vai ser lançado oficialmente na segunda-feira.

O projeto, que tem a duração de dois anos e é promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves (SPEA), foi o único projeto aprovado pela Toyota Motor Corporation – Japão na Europa.

O seu objetivo é «promover novos modelos de gestão e participação de zonas naturais, através de parcerias entre entidades locais e cidadãos para a conservação e dinamização de atividades ligadas à Natureza».

Educação ambiental, voluntariado e sensibilização são os principais motes para este projeto conjunto, que pretende ser uma iniciativa piloto com atuação nestas duas IBA.

Segundo a SPEA, «os colaboradores da Toyota, as escolas e vários parceiros locais serão envolvidos em diversas ações, que terão como objetivo estimular a participação cívica em prol da conservação da natureza e dar a conhecer a importância destes locais ricos em biodiversidade».

O projeto foi selecionado pela Toyota Motor Corporation – Japão, e dos 26 projetos vencedores, a nível mundial, este foi o único aprovado para a Europa este ano. Nos últimos 15 anos, apenas houve 11 projetos aprovados em todo o espaço europeu.

Lagoa dos SalgadosO papel da SPEA no projeto será identificar as necessidades de conservação, educação e monitorização destas áreas e colocar em contacto todas as entidades e cidadãos que possam desenvolver ações alusivas a essas componentes, juntando sinergias e apoiandose mutuamente na criação de redes de voluntários para a conservação ativa destes sítios.

Luís Costa, diretor da SPEA, salienta que, «antes de mais, este projeto é uma forma de proteger áreas naturais, o que passa por dar a conhecer estes dois locais fantásticos às comunidades locais, de modo a envolvê-las e motivá-las a valorizar o seu património natural».

«Há ainda muito desconhecimento sobre os valores naturais destes locais, mesmo para quem mora portas meias com eles. Acreditamos que este projeto-piloto poderá ser uma semente a replicar noutras Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA) e Áreas Protegidas em Portugal», acrescenta Luís Costa.

O lançamento do projeto, no próximo dia 29 de fevereiro, vai decorrer na Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz, com a participação de entidades e parceiros locais, clientes e colaboradores da Toyota, aproveitando-se a ocasião para realizar uma visita guiada ao local e uma campanha simbólica de recolha de lixo na Barrinha.

Comentários

pub