SOS Oncológico celebra aniversário com jantar solidário

A SOS Oncológico, Unidade e Equipa de Cuidados Paliativos do Algarve, celebra o seu segundo aniversário num jantar solidário como forma de […]


SOS PTA SOS Oncológico, Unidade e Equipa de Cuidados Paliativos do Algarve, celebra o seu segundo aniversário num jantar solidário como forma de angariação de fundos, já no dia 27 de Fevereiro, às 20h00, no restaurante “O Chico Maria” em Portimão. Terá um custo de 20 euros.

A organização sem fins lucrativos, com sede em Lagoa, «visa a apoiar doentes oncológicos e respetivas famílias em termos de informação, ajudas técnicas e, futuramente, em cuidados de saúde», diz a SOS Oncológico.

«Durante dois anos, a associação tem feito ações de sensibilização na sede e ações de rua através de flyers, com informações que achamos necessárias, onde são explicadas algumas doenças, os seus sintomas e como podem ser tratadas, posteriormente», disse Maria José, enfermeira e membro da SOS Oncológico, em declarações ao Sul Informação.

A associação «tem fornecido também transporte, para quem não o tem, até aos serviços de saúde, através do apoio da Câmara de Lagoa, e tem disponibilizado remédios». «Ajuda-se quem procura», acrescentou.

Mas a SOS Oncológico tem planos para o futuro. Com esta festa, «celebramos a nossa existência, mas ao mesmo tempo angariamos fundos para a reabilitação de um novo espaço que ajudará a SOS Oncológico a realizar consultas, promover os seus ideais e vender produtos, de modo a ser sustentável», salientou ainda a enfermeira Maria José.

O jantar, de cujo valor total angariado 25% reverte para a associação, reúne pessoal médico e doentes oncológicos que, com as suas famílias, «aproveitam a noite». Haverá ainda um espetáculo, cujo tema é “O Fado e outras danças”, com a atuação da fadista Ondina Santos, acompanhada por Carlos Tapadinhas (guitarra portuguesa) e João Arrobe (viola). Já nas “outras danças”, participam Paula Silva, com uma coreografia oriental, e André Carvalho com Ana Dias, nas danças de salão.

As reservas ainda estão abertas e podem ser feitas através do contacto telefónico: 962325862.

O evento tem o apoio da Reticências, empresa de publicidade, pastelaria “Crocante” e restaurante “O Chico Maria”.

No ano passado, a iniciativa contou com a participação de 40 pessoas, resultando numa angariação de 200 euros. «Além do dinheiro do jantar, as pessoas também contribuem com a quantia que acham necessária», explica a organização.

Durante o resto do ano, os apoios vêm, normalmente, de empresas regionais e de pessoas que se disponibilizam a contribuir. Para ajudar, basta ir à página da associação ou à página de facebook da SOS Oncológico para saber de ações de sensibilização futuras.

Comentários

pub