Silves observa “Algarve pelo Caleidoscópio” com apresentação do Grupo Coral Silvense

A atuação do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense, agendada para 26 de Fevereiro, às 21h30, na Casa do Povo de […]

Caleidoscópio_LCD

A atuação do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Silvense, agendada para 26 de Fevereiro, às 21h30, na Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra, inaugura o Ciclo de Divulgação Cientifica, “O Algarve pelo Caleidoscópio”, em Silves. A entrada é livre.

A iniciativa da Câmara de Silves «visa a descentralização cultural e a adoção, por parte das freguesias, de experiências que vão ao encontro das suas curiosidades, fazendo uma transição harmoniosa do saber das populações locais, para o conhecimento científico e/ou mais erudito do Algarve, ao contrariar assim as tendências de massificação», explica a autarquia silvense.

O projeto terá também, segundo o município, uma atuação da Orquestra Clássica do Sul, dia 14 de Outubro, incluindo ainda concertos por outros músicos profissionais da região, «cuja performance alcançará registos/versões muito pessoais de canções tradicionais», como Juan Camacho León (guitarra clássica), Helena Madeira (harpa) e Ricardo Martins (guitarra portuguesa).

Irão ainda atuar os Grupos Corais Adágio (Portimão), Ideias do Levante (Lagoa), da Universidade do Algarve e de Lagos, permitindo,assim, que músicos e público «possam alargar horizontes estético-musicais, trocar experiências e (re)descobrir outras músicas, estilos, ritmos e posturas em palco».

Além da componente musical, este ciclo contará «com breves apontamentos sobre a literatura, património e gastronomia algarvios», tendo como objetivo «dar a conhecer as tradições, vida e imaginário da região, em momentos animados». Estas “conversas” irão ser traduzidas para inglês e os participantes irão ter a oportunidade de adquirir «obras importantes da cozinha algarvia».

O ciclo de divulgação artística, que abrange as várias freguesias do concelho, termina em Dezembro.

 

PROGRAMA DE “O ALGARVE PELO CALEIDOSCÓPIO”:

11 de março | 21h30 – Grupo Coral da Universidade do Algarve – Sociedade de Recreio e Instrução de S. Marcos da Serra

15 de abril | 21h30 – Juan Camacho León – Sociedade de Instrução e Recreio de S. Bartolomeu de Messines

13 de maio – Ricardo Martins – Edifício da Junta de Freguesia de Tunes

10 de junho – Helena Madeira – Centro Paroquial de Pêra

30 de Setembro – Grupo Coral Adágio – Serrano Futebol Clube – Assoc. Desportiva e Cultural

14 de outubro – Orquestra Clássica do Sul – Igreja de Alcantarilha

11 de novembro – Grupo Coral Ideias do Levante – Edifício da Junta de União de Freguesia de Algoz

9 de dezembro – Grupo Coral de Lagos – Igreja de S. Bartolomeu de Messines

Comentários

pub